As pessoas que trabalham ou ficam muito tempo em pé ou sentadas podem ter inchaços (edemas) nas pernas. Vamos entender porque isto acontece!!!
O sangue circula pelo corpo... Leia mais através das artérias e das veias impulsionado por uma bomba que é o coração. O coração bombeia o sangue nas artérias cheio de nutrientes e as veias devolvem o sangue “sujo” ao coração. Por estar muito longe do coração e precisar vencer a força da gravidade, o sangue que está nas pernas tem dificuldade de retornar ao coração, e por este motivo as veias das pernas (poplíteas) ficam estrategicamente posicionadas entre os músculos da panturrilha (gastrocnêmio e sóleo) e quando andamos ou movimentamos os pés ocorre o bombeamento deste sangue em direção ao coração, evitando que ocorram edemas e outros problemas vasculares, como as varizes. Portanto se você trabalha em pé, ande pra lá e pra cá, fique na ponta dos pés, faça movimentos. Evite os edemas e o sedentarismo!!!
Você ou seus pacientes sentem dores de cabeça frequentes, acompanhada de dor ou peso nos ombros e região dos olhos e testa e tomam vários remédios que não surtem efeito... Leia mais algum? E pra piorar ainda tem insônia!!! Melhor ler a matéria abaixo e mudar seus conceitos...
A dor de cabeça ou cefaleia atinge cerca de 90% das pessoas e pode ter várias origens. Não pense que porque a cabeça dói existe algum problema no Cérebro. Na verdade, a menor parte das dores de cabeça são de origem cerebral, e essas são causadas por um aneurisma, coágulos, traumatismos cranianos ou tumores.
A MAIOR PARTE das dores de cabeças são causadas pelos músculos que se inserem no crânio, e são as chamadas cefaleias tensionais ou cervicogênicas. Como o próprio nome diz, ocorre tensão dos músculos do pescoço (principalmente o Trapézio), e estes músculos estão ligados aos músculos da testa pela Gálea Aponeurótica (é Gálea, não galha ou galhada, apesar de estar no mesmo local...), que é um tipo de fáscia que recobre o topo da sua cabeça.
Ou seja, quando o músculo Trapézio está muito tenso ele puxa a Gálea e esta puxa os músculos frontais da testa, apertando a sua cabeça com força, e isto causa muita dor. É como se alguém apertasse sua cabeça com força!!! Além disso a tensão do Trapézio também pode causar dor irradiada (queimação) para o ombro e braço.
O melhor tratamento para este tipo de cefaleia é a massagem, relaxamento e alongamento do Trapézio.
Pergunta freqüente no consultório ou aula: - Hérnia de disco dói? Resposta: - Não!!! Mas o que dói então? Veja abaixo...
O disco intervertebral é uma fibrocartilagem que... Leia mais articula duas vértebras pela parte anterior (corpo vertebral), e por ser uma fibrocartilagem tem pouca inervação, levando a pouca ou nenhuma dor quando ocorre sua ruptura (que é chamada de protusão ou hérnia).
O que dói é a compressão das raízes nervosas e/ou da medula espinhal que passam em volta deste disco, e isto dói muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!!! Esta hérnia pode ocorrer na região cervical levando a dor no pescoço e formigamento/dormência nos braços (cervicobraquialgia), ou na região lombo-sacra levando a dor lombar e formigamento/dormência nas pernas (lombociatalgia). Quando a compressão ocorre no trajeto do nervo Ciático, como na síndrome do Piriforme, a doença é chamada ciatalgia; quando a compressão ocorrer na(s) origem(s) do nervo Ciático(raiz nervosa) o nome da doença é lombociatalgia.
O nervo Ciático é o nervo mais calibroso do corpo humano sendo formado a partir das raízes nervosas L4-L5-S1-S2-S3 e tem a espessura de seu dedo indicador. Ao emergir destas... Leia mais raízes, ele atravessa o quadril pela parte anterior do músculo Piriforme em direção à parte posterior da coxa inervando os músculos Isquiotibiais (Bíceps Femoral, Semitendinoso e Semimembranoso). Por ser muito grosso ele é constantemente comprimido pelo músculo Piriforme, caracterizando o que chamamos de síndrome do Piriforme ou síndrome do “bumbum durinho”, causando dor na região glútea acompanhada de formigamento e dormência na parte posterior da coxa, perna, planta do pé e hálux. Tecnicamente, a dor causada pela compressão do nervo Ciático em sua passagem pelo Piriforme é chamada de Ciatalgia e, popularmente é chamada de “ciática”. Para caracterizar a Ciatalgia a pessoa deve sentir formigamento e dormência nas regiões citadas acima.
Se a dor for do tipo queimação ou fisgada na região glútea e/ou posterior de coxa, sem formigamento/dormência e sem descer para a perna e pé, provavelmente se trata de alguma contratura muscular sem a compressão do nervo Ciático.
O tendão calcâneo, antigamente chamado de tendão de Aquiles, conecta os músculos da panturrilha ao osso calcâneo (calcanhar) e é o tendão mais forte do corpo humano,... Leia mais suportando mais de 500kg quando submetido a atividades extremas. O excesso de treinamento, o sobrepeso, a aplicação de infiltrações e tendinites crônicas podem levar à ruptura deste forte tendão.
Foi publicado na Revista The Lancet Gastroenterology & Hepatology (Vol 1, pag. 238-47, nov. 2016) o artigo intitulado "O mesentério: estrutura, função e o seu papel nas... Leia mais
Gostar •