Implante Unitário. um Caso Simples? Nem Sempre, Né?

  Caso clínico, 30 de Jan de 2011

Resumo

Um caso simples, mas que demonstra o cuidado que devemos ter na implantodontia. Eu estava tranquilo, pensando neste trabalho e na cerveja gelada que ia tomar depois de 30 minutos do início da cirurgia...Já ocorreu isto comigo 1 vez no curso, este é o 2º caso. A região, por ser mandíbula, eu esperava osso mais denso, mas não, parecia um osso neoformado após extração (o que deveria ser mesmo), não estava totalmente calcificado.

Meu primeiro erro foi ir até a broca 4.3 no final do preparo além de uma certa dificuldade na visualização do início da cortical da crista óssea, pois o acesso foi somente o necessário para entrar com o implante, procurando diminuir o trauma nos tecidos moles. Então, na hora do uso das fresas, com a irrigação, não visualizei bem o rebordo para mensurar esta distância e o preparo ficou mais profundo que o desejado, algo em torno de 1mm a 1,5 mm. O que aconteceu é que o implante não travou bem no final (15N) e ficou mais infraósseo que o desejado, encostando na cortical do canal mandibular.

De início não me preocupei, pois a paciente estava anestesiada apenas pelo nervo bucal e lingual, não apliquei troncular para bloqueio do alveolar inferior. Não teve sensibiliadade significativa, a não ser uma pequena pressão no final da instalação, o que é normal em todas as fixações de implantes. O planejamento inicial era a instalação imediata do cicatrizador, por contar com uma boa estabilidade primária, mas tive que sepultar o implante e aguardaremos no mínimo 3 meses. O caso está sendo proservado, liguei para a paciente algumas horas depois e ela informou que não sentia desconforto algum. Liguei novamente, depois de passado mais de 24 horas, nada de desconforto, nem ausência de sensibilidade (parestesia). Tudo indica que não ocorrerá agravamento algum, mas é isso aí...mais cuidado na próxima.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Marcos Bicalho

Cirurgião-Dentista

 Muriaé, MG

Clínico e implantodontista. Área de maior atuação: Reabilitação Oral, implantes e prótese sobre implantes.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Como Diminuir Faltas e Desmarcações?

  Artigo em Gestão e Marketing

Implante Cone Morse Imediato, com Carga Imediata.

  Caso clínico em Implantodontia

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Marcos e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook