Dr. Marcos Bicalho Barroso
Muriaé, MG
Paciente sexo masculino, 46 anos, procurou meus serviços para resolver um problema de instabilidade na coroa metalocerâmica do dente 12. No exame clínico imaginei logo em fratura de raiz, o que foi comprovado com radiografia periapical...indicação para implantodontia. Neste caso específico, foi planejado um implante imediato com carga imediata, pois eu tinha quase certeza da possibilidade de uma estabilidade primária boa do implante e considerando também a ausência de inflamação e infecção na região (fratura recente).
Realizamos uma extração atraumática, não teve retalho algum e nem precisou sutura no final do procedimento. Um trabalho deste tipo, com certeza gera satisfação do paciente, pelo imediatismo da sua conclusão e praticamente ausência de trauma pós operatório. Entretanto, é necessário recomendações ao paciente para não forçar o implante na mastigação até a ocorrência da osseointegração, mesmo considerando um ótimo travamento primário como este (50 N).
Selecionei um implante 3.5 X 13,0 cone morse EX da Neodent. Só trabalhei com a fresa 2.0. Foi o meu primeiro caso de implante deste sistema (como já comentei, estou iniciando no cone morse por considerar algumas vantagens na sua utilização). A seleção do modelo Ex foi devido a sua propriedade de expansão ósseea e consequente aumento da densidade na região da fixação do implante, promovendo uma estabilidade primária otimizada.
Clínico e implantodontista. Área de maior atuação: Reabilitação Oral, implantes e prótese sobre implantes.
Crie seu perfil para interagir com Dr. Marcos e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.