Dr. Marcos Bicalho Barroso
Muriaé, MG
Um caso "meio atípico", um implante CM imediato, angulado, sem carga.
Paciente, masculino, 61 anos, procurou meus serviços para resolução de problemas de instabilidade constante de coroa sobre raiz do dente 11, com dor. Ao exame clínico e radiográfico, observamos fratura da raiz. Uma raiz de largo diâmetro e curta.
Indiquei logo a instalação de um implante nesta região, mas o fato relativamente complicador era a pouca disponibilidade óssea na altura e diâmetro do alvéolo após extração, o que impediria (?) a instalação imediata do implante, pois uma mínima estabilidade do mesmo estaria comprometida. Pensei em exodontia e preenchimento do alvéolo e aguardar. Expliquei as possibilidades, prós e contras para o paciente...Ele estava com cirurgia oncológica marcada para 1 mês após esta primeira consulta, não saberia me informar quando poderia retornar, mas pretendia adiantar o que fosse possível para este caso, desde que eu possibilitasse para ele pelo menos uma coroa provisória estável por alguns meses. Optamos pela instalação de um implante angulado com a finalidade de obter uma estabilidade satisfatória e quiçá carga imediata.
Porém, este último procedimento foi abortado e deixamos o implante angulado instalado. Este caso pode ser interessante para algum colega que tem dúvidas ainda sobre resoluções protéticas com o sistema CM, onde moldamos o implante e não o munhão. Instalamos o munhão definitivo no modelo que sofreu uma pequena personalização pelo tpd. Hoje isso é possível com grande facilidade, depois que inventaram o sistema do indexador hexagonal interno, onde encontramos a posição real do munhão na boca, da mesma forma que se encontrava no modelo..
Clínico e implantodontista. Área de maior atuação: Reabilitação Oral, implantes e prótese sobre implantes.
Crie seu perfil para interagir com Dr. Marcos e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.