Beatriz Venturi
Rio de Janeiro, RJ
A associação entre algumas doenças sistêmicas e doenças da boca é antiga, mas a participação do dentista no controle de doenças metabólicas ainda é pouco conhecido, e ainda menos divulgado.
O que é a doença periodontal (DP)?
É uma infecção crônica, produzida por bactérias, sendo a 2ª. doença bucal mais comum. Podemos identificar a presença de DP por alguns sinais: sangramento gengival, presença de tártaro, dentes amolecidos, mau hálito, entre outros. Apresenta períodos de melhora e piora, mas trata-se de uma doença crônica, dependente da resposta imunológica do indivíduo, da presença de microorganismos e de doenças de base (orgânicas) do indivíduo.Entretanto, o correto diagnóstico só pode ser feito pelo dentista.
O que é síndrome metabólica (SM)?
É uma associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), a principal causa de morte no mundo. Os fatores de risco para a SM são: intolerância à glicose ou diabetes, hipertensão arterial, níveis altos de colesterol, níveis altos de triglicerídeos, obesidade, ácido úrico aumentado e outros.
Porque a DP e a SM estão associadas?
Há muito se sabe que pacientes com diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares têm mais chance de desenvolver DP, o que pode resultar na perda dos dentes.
A relação que se conhece há pouco, é que a DP aumenta o risco de diabetes, doenças do coração, aumento do colesterol, hipertensão e todos os outros componentes da síndrome metabólica, bem como dificulta o controle destas doenças.
A DP está relacionada a um grande número de bactérias, que ganham circulação, contribuindo para a formação de placas de ateroma nos vasos, o maior fator de risco para infartos e derrames. Ademais, a reação inflamatória da DP liberam substâncias que agem à distância, alterando o metabolismo dos lipídeos e a ação de vários órgãos, o que pode levar ao desenvolvimento de várias doenças: diabetes, hipertensão, colesterol alto...
Qual o maior risco da SM?
Estas doenças, que resultam na principal causa de morte no mundo, são doenças crônicas, incuráveis e na maioria das vezes, de difícil controle. O tratamento depende de visitas periódicas ao médico, uso diário de medicação, exercícios físicos, mudança de hábitos e muita colaboração do paciente.
Qual o papel do dentista nisso tudo?
O dentista deve agir junto ao médico para o controle destas doenças. Algumas vezes o paciente segue todas as recomendações médicas e não apresenta melhora. Por quê? Porque sua DP não está sendo controlada, e isso impede o controle da doença sistêmica. O paciente além de fazer seu acompanhamento médico, deve também ser acompanhado por um periodontista e um estomatologista.
Porque um Periodontista?
Este é o profissional qualificado para diagnosticar e controlar a doença periodontal.
Porque um Estomatologista?
Uma das maiores defesas da boca contra cáries e DP é a saliva. Em pacientes com SM, há uma redução do fluxo salivar. Além disso, as medicações utilizadas também reduzem o fluxo salivar. Assim sendo, o estomatologista é o profissional indicado para estimular e/ou substituir sua produção salivar, facilitando o controle por parte do periodontista e do médico.
Desde o início da minha atuação profissional foquei minha ação em diagnóstico oral, atuando como patologista e estomatologista.
Em 2010 fiz o último curso de extensão em... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Beatriz e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.