Dra. Aracélis Mello
Petrolina, PE
Na foto é possivel verificar a ausência do dente 46, e no plano de tratamento estava constando como execução de restauração em resina e solicitação de exodontia do 47( raíz residual),no entanto o dente 47 não está em estado de raíz residual.
Paciente foi realizar um tratamento e havia no plano de tratamento um dente como restaurado e o dente não existia.Nesse caso o dentista acaba recebendo os honorários e nem executou o serviço. Ainda ocorreram situações em que o dentista coloca restauração em resina e a restauração foi feita em amálgama.
Em muitos planos de saúde , estão sendo realizadas auditorias, porque alguns profissionais não agem de forma honesta.Percebi muito isso aqui na região do Nordeste.Por motivos éticos,não vou citar qual foi o plano de saúde no qual realizei as auditorias.
Aonde está a responsabilidade civil desses profissionais , ou será que eles nem sabem o que é isso?
Todos os erros odontológicos por imperícia , imprudência ou negligência podem ser questionados na esfera judicial , tanto em processos na área civel como penal.
Na área cível é possível entrar com uma ação por danos morais e indenizatória e na área criminal é preciso analisar se houve dolo( intenção), se houve lesão corporal,por exemplo extrair um dente errado por exemplo extrair o dente 11 se era para fazer o 12. Isso é um erro gravíssimo, então o profissional responderá pelo dano. Por isso sempre é importante trabalhar com calma. Ler as fichas clínicas e não atender os pacientes de forma afoita.Quem responde pelo erro, digo e repito é o profissonal que executou o trabalho. O plano só responderá se faz propaganda de atendimento de emergência e no dia que um paciente precisou e pagou o plano não havia profissional para atender.
Vivendo Legalmente nos Estados Unidos desde abril de 2016. Estado Civil: Casada
Crie seu perfil para interagir com Dra. Aracélis e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.