2013 - Finalmente a 3ª edição é disponibilizada no mercado espanhol. Tendo como "corretor de estilo" e autor do prólogo, o neto e sucessor de PLANAS, Dr. SALVADOR, que teve a... Leia mais tarefa hercúlea de disponibilizar quase todos as imagens em cores. O livro ganhou uma apresentação mais moderna e atualizada; ficou lindo, podendo-se constatar muitos detalhes, difíceis de se visualizar nas edições que o antecederam. Ficamos extremamente felizes, com a surpresa que nos foi proporcionada pelo Dr. Salvador - é que em 2009 tivemos a oportunidade de presenteá-lo com alguns diagramas que havíamos desenvolvido para um curso de 10 horas sobre a Reabilitação Neuro-Oclusal, que ministramos na ABO-Regional Extremo Norte-Fluminense, na cidade de Itaperuna em 2000. Naquela ocasião tivemos a oportunidade de idealizar o "código em cores dos contatos dentários em cêntrica e em esfregamentos" fundamentados nos trabalhos elucidativos do Prof. PLANAS - e o Dr. Salvador acabou selecionando 3 dos diagramas por nós elaborados e os mesmos foram estampados no capítulo 7 (p. 111;114;115) - "PARODONTO Y REHABILITACIÓN NEURO-OCLUSAL" - e um deles repetido na capa do livro. Quanta satisfação!
1994 - RNO - 2ª edição revista e ampliada (espanhol). Especialmente, a inclusão de um apêndice sobre a OCLUSÃO DENTÁRIA - estática e dinâmica - em ÍNDIOS IANOMAMI. Fruto... Leia mais de pesquisa levada "in locu" pelo cirurgião-dentista, falecido precocemente, no auge de sua produção científica, Thomas van der Laan. Seus achados convergiram para os postulados da RNO.
1987 - 1ª edição (espanhol) do livro REHABILITACIÓN NEURO-OCLUSAL. Livro que se revelou seminal, influenciando, decisivamente, clínicos e pesquisadores em todo o mundo!
1972 - "GENESIS de la REHABILITACION NEURO OCLUSAL" (grafado exatamente dessa forma). Editado no México pelas doutoras ROSA POY MARTI e MARIA de la LUZ GAYOL. (Como anedota, a... Leia mais cópia que possuo me foi autorizada a escaneá-la pelo próprio Professor PLANAS que me emprestou o seu exemplar original para tanto).
Venho ante os caríssimos colegas pedir desculpas pelo lapso em meu post último, imediato. É que acabei não enumerando corretamente os livros que o Professor PLANAS publicou.... Leia mais Acho que a forma que é disponibilizado o espaço para as publicações um tanto confusa. De toda maneira, tentarei reparar o equívoco. Considero de alta relevância a veracidade das informações disponibilizadas. Então, ai vai:
Depois de enormes esforços, ao longo de décadas, você tem a fortuna de encontrar à sua disposição um farto material bibliográfico escrito com a pena de PLANAS. Desde seus livros, publicados em espanhol/México (GÊNESIS-1972); espanhol/Espanha (1ª Ed-1987); espanhol/Espanha (2ª Ed-1994) e espanhol/Espanha (3ª Ed. 2013). Na Venezuela, também, publicou-se em espanhol uma versão da 2ª edição. Há traduções das 1ª e 2ª edições ao português/Brasil; ao francês/França e ao italiano. PLANAS, também, deixou quase uma centena de artigos publicados em diversos periódicos. Sequencialmente estamos disponibilizando fotografias das capas dos livros, edições em espanhol e português:
“O verdadeiro estudante tem um grande interesse na história da ciência, não só porque o passado serve como um indicador para o futuro, mas também porque a mente curiosa tem... Leia mais um desejo insaciável de aprender sobre grandes mentes que vieram e se foram.” Brooks, 1966
É com essa 'ânima' e avizinhando-se o meu 36º ano de graduado em Odontologia é que me proponho a relatar o que se segue com um tom de homenagem. Quem sabe possa ajudar a entender como situar a história da REHABILITACIÓN NEURO-OCLUSAL dentro de um contexto maior, a história da odontologia, particularmente, àqueles colegas que estão se iniciando na carreira ou àqueles que não estão familiarizados com essa escola odontológica.
De fato, gostaria de ter inserido esse tópico há quatro dias atrás - 31 de julho - quando se relembrou o 25º ano do passamento de um personagem único no cenário odontológico mundial, o Professor Doutor Pere Miquel PLANAS i Casanovas (nome completo em catalão).
Até onde pude chegar em minha investigação histórica, foi ele o introdutor da escola europeia de Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) na América do Sul, através da Argentina. Contribuição essa que se estendeu fortemente ao Brasil, aonde acabou culminando no desmembramento entre a OFM e a Ortodontia, e o reconhecimento como especialidades distintas (não, técnicas e sim, ciências!) – muitos seguidores e ex-alunos de PLANAS contribuíram ativa e decisivamente para essa conquista, somando-se a outras vertentes (ANEO/CFO, 2001 – Manaus, AM).
Muito embora tudo isso pudesse, aos olhos de PLANAS, ter parecido paradoxal, justamente, pelo fato de PLANAS - cirurgião-dentista e médico; doutor em medicina e cirurgia - entender e enxergar as especialidades odontológicas em seu conjunto como a Medicina Estomatológica, num contexto amplo e indissociável - fato que pude presenciar em sua clínica privada em Barcelona quando do meu estágio no ano de 1987: “(...) São uma mesma matéria que se sucede e intercala no transcurso da idade.” A sua maneira de compreender a Odontologia atrelada às suas exigências clínicas o permitiram, naquela época, a interpretar fenômenos que, sequer, eram cogitados nos laboratórios de Fisiopatologia, culminando na enunciação de leis que regem a dinâmica e o desenvolvimento do Sistema Estomatognático (já confirmadas experimentalmente e um de seus maiores legados). De posse desses conhecimentos inéditos, se lançou numa marcha frenética de desenvolvimento daquilo que ele denominou REABILITAÇÃO NEURO-OCLUSAL (RNO), especulando, inventando e conseguindo, sucessivamente, a excelência clínica em seus desideratos.
Em razão dessas premissas, PLANAS anunciou seu divórcio da Ortodontia e da OFM (essa a mais pujante na Europa naquele momento), no ano de 1965, tendo, assim, conceituado a RNO: “ (...) é a parte da Medicina Estomatológica que estuda a etiologia e a gênese dos transtornos funcionais e morfológicos do Sistema Estomatognático... e se fundamenta em descobrir onde, quando e como atuar sobre os centros neurais receptores que proporcionam a resposta de desenvolvimento deste sistema para que, excitando-os fisiologicamente e na medida necessária, proporcionem uma resposta normal e equilibrada.” Assim pode-se enxergar com clareza a estreita interrelação de seus conceitos com aqueles da Ortopedia Médica Geral bem como da Cinesiologia Bucal. Em última instância – e você pode nunca ter se dado conta! – é isso que se tenta viabilizar ao se implementar nossos procedimentos em nossos consultórios "odontológicos”.
Depois de enormes esforços, ao longo de décadas, você tem a fortuna de encontrar à sua disposição um farto material bibliográfico escrito com a pena de PLANAS. Desde seus livros, publicados em espanhol/Espanha (3ª Ed-2013); português/Brasil (2ª Ed-1994); francês/França (2ª Ed-2006); italiano (2ª Ed-1994) e espanhol/Venezuela (2ª Ed-2006), até quase uma centena de artigos publicados em diversos periódicos.
Quem teve a sorte de conhecê-lo e/ou a oportunidade de estudar e vivenciar a filosofia odontológica que edificou (RNO), certamente, não foi pegado de surpresa ao se deparar com a afirmação categórica e autorizada de PETROVIC, A.G. - médico hematologista e endocrinologista; ex-chefe do Laboratório de Pesquisas Sobre o Crescimento Ósseo-Cartilaginoso junto ao Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (ISERM) e Universidade Louis Pasteur - Estrasburgo/França e um dos mais respeitados pesquisadores sobre o crescimento e desenvolvimento craniofacial:
“(...) PLANAS nos ensina como atuar. Como todo verdadeiro inovador nos força também a refletir. Para mim, mais que um mestre para pensar, PLANAS é um mestre inspirador!”
Por esses e tantos outros esforços, ele se habilitou a ser reconhecido como:
“Um Homem que Mudou os Rumos da Odontologia”.
De onde estiver continue nos intuindo com sua luz em benefício dos nossos pacientes!
Para quem deseja ir mais a fundo na Reabilitação Neuro-Oclusal - a filosofia de PLANAS - e atendendo a solicitação de nosso querido amigo e incentivador, Professor Lindbergue... Leia mais Mariano Colletes Alves, estamos disponibilizando, agora, em português o artigo APARELHOS com PISTAS de PLANAS: UMA RESENHA de sua GESTAÇÃO RUMO à REABILITAÇÃO NEURO-OCLUSAL.
Foram 3 anos anos de intensas buscas por referências fidedignas e teve o importante apoio do neto do Professor Planas, o Doutor Carlos de Salvador Planas.
Uma questão relevante - que está ligada ao meu tópico anterior - e que sempre vem à tona é a relação custo-benefício em relação aos tratamentos efetivados em tenra idade... Leia mais - dentição decídua; início da dentição mista - bem como a "garantia" de resultados.
Visando favorecer o(a) estimado(a) colega a ir mais a fundo nestas questões, estou fornecendo este "link":
Trata-se de um artigo publicado em 2013 no European Journal of Orthodontics, aonde os autores são associados à ação em saúde pública e a universidades na Noruega e na Finlândia. E, melhor ainda, você não vai desembolsar nada. Poderá proceder o "download" gratuitamente.
Espero que aprecie a sugestão e que a mesma lhe seja útil.
Por quê você perde a melhor época para tratar? Na dentição decídua!
Era o ano de 1949 e estava a celebrar em Lyon-França, o segundo congresso,... Leia mais pós-guerra, promovido pela Société Française D'Orthopédie Dento-Faciale (SFODF), o 22º de sua existência. A escassez do intercâmbio de idéias, imposta pela 2ª Grande Guerra - e para PLANAS, em particular, também o exílio imposto pela Guerra Civil Espanhola transformara-se num poderoso catalisador que polarizava os estudiosos, ávidos por obter informações novas, bem como revelar seus feitos... ...no transcorrer dos trabalhos uma “Comunicação” estonteante, intitulada “Le Facteur Age Dans la Thérapeutique Orthodontique” despertou um verdadeiro frisson. O cirurgião-dentista (Barcelona 1929–31 & Madri 1932–33) e médico (Barcelona 1934–1936) barcelonês, PERE MIQUEL PLANAS I CASANOVAS (*28/09/1912 – †31/07/1994 ), então, chefe do Serviço de Ortodontia e Profilaxia Dental da Beneficiência Provincial de Madri -Espanha, acabara de expor suas idéias inovadoras e avançadas concernentes à melhor época para se fazer o diagnóstico bem como iniciar os tratamentos das oclusopatias : “... nos perguntamos: que Medicina é esta? Aonde se tem esperado remover uma lesão até que esta adquira seu máximo desenvolvimento... Em vez de perder o tempo discutindo se se deve extrair ou não para resolver um caso, há que se divulgar o tratamento em seu devido tempo, para o qual há que começar, a saber fazer um diagnóstico... opinamos que a solução do problema está até os seis anos... Também parte destes erros está influenciada pelos métodos terapêuticos que empregam, os quais não podem ser aplicados aos quatro, cinco, seis anos, mas somente e, em geral a partir dos doze, idade em que a lesão está totalmente estabelecida”... ...com o intuito de corroborar suas afirmações agora exibia, com entusiasmo, uma “Mesa-clínica” onde um caso caracterizado por uma grande sobremordida, endognatia e distoclusão encontrava-se perfeitamente "terminado" aos 10 anos de idade. Motivo do tal espanto? O tratamento havia sido iniciado aos 3 anos de idade(!)... ...não seria demais relembrar que o revolucionário ‘Ativador’ - marco na história da Ortodontia e orgulho da Escola Européia era, segundo recomendações de seu criador, o dinamarquês VIGGO ANDRESEN e seu parceiro, co-fundador do ‘Sistema Norueguês de Ortopedia Funcional dos Maxilares’, KARL HÄUPL, para ser usado geralmente à noite e apesar de não existirem contra-indicações formais para o uso do mesmo em dentições decíduas, houve somente a demonstração de um, e apenas um, caso clínico no capítulo ‘Resultados Terapêuticos’ da quarta edição do livro seminal, por eles editado... ...a apresentação de PLANAS causou tamanho encantamento que acabou rendendo-lhe a condecoração imediata de Membro Titular da renomada Sociedade - saltando o protocolo necessário para tal - pelo Comitê Científico do referido congresso; um acontecimento digno de nota(!) ... ...suas argumentações haviam encontrado eco ... ...e o protocolo para o diagnóstico e tratamento das oclusopatias se via, agora, diante do tabuleiro frente a uma incômoda situação de xeque(!)... ...ele havia conquistado a senha que lhe permitiria acessar os meios para a divulgação mais ampla daquilo que viria a se consolidar como a ideologia odontológica planasiana, e que 16 anos mais tarde, em 1965 - obra inacabada - viria a ser batizada de
Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO)... ...entre os anos de 1949 e 1992, somente no periódico oficial da SFODF - o conceituado L’Orthodontie Française - PLANAS teria publicado 28 artigos, além de ter editado dois filmes científicos (1950; 1972).
Nota de esclarecimento:
Caso você tenha interesse em familiarizar-se acerca desses procedimentos em RNO e OFM, saiba que ofertamos cursos e consultorias individual ou para grupos. Para tanto, basta nos contatar através dos endereços disponibilizados através do iDent.
Tenho tido a grata satisfação de ver um aumento crescente - não somente dos Ortopedistas Funcionalistas dos Maxilares como, também, pelos Ortodontistas, Protesistas e... Leia mais Odontopediatras - das publicações acerca da "Lei da Mínima Dimensão Vertical de Planas". Mais especificamente, sobre os Ângulos Funcionais Mastigatórios de Planas. Em realidade esses "ângulos de aterrissagem" já haviam sido pantografados décadas antes de Planas. O que ele fez foi dar a devida importância clínica a esses ângulos, desenvolvendo uma gama de condutas clínicas para o restabelecimento de um desempenho adequado da função mastigatória; uma das mais importantes condições para a manutenção da saúde do Sistema Estomatognático. Trata-se de um sinal inequívoco de que está havendo uma mais abalizada formação do juízo acerca da Reabilitação Neuro-Oclusal e seus preceitos. Bom demais poder constatar essa fenomenologia. Somente com o intuito de informação, apresento-lhe minha monografia sobre este fascinante tema. Para informações visite : http://www.iopuc.puc-rio.br/
Gostar •