Os dentes decíduos (dentes de leite) também precisam de cuidados, isso porque alguns problemas podem afetar a dentição permanente. Além... Leia mais disso eles são responsáveis por guardar o espaço que o seu sucessor permanente ocupará, e a sua perda precoce pode provocar a falta de espaço e problemas como o apinhamento e a impacção do dente.
Separamos algumas dicas na hora da escovação:
1- COMPLEMENTE A ESCOVAÇÃO - as crianças geralmente escovam os dentes de forma muito rápida e não alcançam todos os dentes, como os molares(dentes do fundo), um adulto deve ajudar complementando a escovação pelo menos uma vez por dia.
2- UTILIZE CREME DENTAL COM FLÚOR - o flúor ajuda a proteger os dentes quanto ao ataque da cárie, para crianças que não sabem cuspir utilize quantidade semelhante a um grão de arroz cru e para crianças que já sabem cuspir quantidade semelhante a um grão de ervilha.
3- FIO DENTAL TAMBÉM É IMPORTANTE - geralmente esse é um passo muito difícil para as crianças, e então é deixado de lado, mas as bactérias e os restos de comida deixados entre os dentes podem iniciar a cárie, ajude-o a usar pelo menos uma vez ao dia
4- A VISITA AO DENTISTA - Visitar ao dentista uma vez ao ano é muito pouco, o ideal é realizar uma visita mensal ou bimestral, a ajuda de um profissional especializado pode contribuir para que a criança se desenvolva com uma dentição saudável e livre das cáries.
CREME DENTAL COM FLÚOR:
A PARTIR DE QUE IDADE É INDICADO?
O uso de creme dental com flúor em crianças ainda é rodeado de mitos. Nos mercados encontramos cremes dentais sem... Leia mais flúor, com baixa concentração (~500ppm F) e com alta concentração (mais de 1000ppm F). Essa informação sempre está presente na embalagem.
Entretanto, é comprovado cientificamente que os cremes sem flúor ou com baixa concentração não têm a capacidade de prevenir a doença cárie dentária. Por isso, o uso do creme dental com alta concentração de flúor é indicado a partir do nascimento do primeiro dente de leite e uma forma de evitar que ele seja causador de fluorose (manchas que podem ser desde esbranquiçadas até amarronzadas) é o controle da quantidade utilizada.
Em crianças pequenas que não sabem cuspir e acabam ingerindo a pasta, aproximadamente até os 03 anos de idade, o indicado é uma quantidade referente ao tamanho de um grão de arroz cru. Quando a criança já consegue cuspir, o recomendado é o tamanho de um grão de lentilha. O creme dental fluoretado quando usado na quantidade recomendada é seguro, capaz de prevenir a cárie dentária e não causa fluorose.
A prevenção é a maneira mais econômica e eficaz de se manter um sorriso saudável.
HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA
A sensibilidade nos dentes - também conhecida como hipersensibilidade dentinária - é um problema comum para muitas pessoas, o ar frio, alimentos... Leia mais e bebidas frios ou quentes e frutas ácidas podem provocar uma sensação de dor.
É NORMAL SENTIR OS DENTES SENSÍVEIS?
A sensação dolorosa passageira, ocorre porque no dente há canalículos dentinários, pequenos "buraquinhos" que surgem quando o esmalte que protege os dentes se desgasta, ou quando há algum problema no dente expondo a dentina. Mas a dor não é normal e pode ser tratada.
A SENSIBILIDADE TEM TRATAMENTO?
Sim, há protocolos para o tratamento da sensibilidade, que incluem produtos simples como o flúor e nitrato de potássio, até a aplicação de tratamentos com produtos mais específicos, realizados pelo dentista. Alguns creme dentais podem amenizar o problema, mas só o dentista pode observar as causas e orientá-lo a respeito
Se você sofre de hipersensibilidade? procure um dentista capacitado para tratar esse problema.
Para ter um tratamento de sucesso, o tempo das visitas indicado pelo seu dentista deve ser respeitado. Ele precisa fazer os ajustes necessários para que o aparelho faça seu... Leia mais
Gostar •