Renan Dalla Soares
Santo André, SP
INTRODUÇÃO
A reabilitação protética para desdentados totais de mandíbula sempre foi um grande desafio para a odontologia. As próteses totais inferiores, com exceção de casos raros, normalmente trazem um grande desconforto para os indivíduos que as utilizam, principalmente devido à sua baixa capacidade de retenção.
Com a descoberta da osseointegração, Brånemark e cols. (1969) desenvolveram uma prótese fixa ancorada em implantes instalados na mandíbula, que ficou conhecida como protocolo de Brånemark, muito utilizada nos dias atuais. Entretanto, pela técnica originalmente proposta, estas reabilitações levavam meses.
Com o objetivo de reduzir o tempo do tratamento e o desconforto dos pacientes, alguns pesquisadores realizaram a ativação precoce destes implantes, submetendo-os a cargas oclusais e obtiveram índices de sucesso semelhantes ao da técnica original (Tarnow et al. 1997). Este novo método ficou conhecido como técnica da função imediata.
CASO CLÍNICO
Paciente do sexo feminino, 50 anos, leucoderma, não fumante e em perfeitas condições de saúde sistêmica, utilizava uma prótese total superior inviável (Figura 1) e apenas as raízes residuais dos dentes 33 e 43 no arco inferior (Figura 2). O caso foi montado em articulador semi-ajustável, onde foi executado o planejamento reverso e confeccionou-se uma guia multifuncional para auxiliar no posicionamento dos implantes durante a cirurgia e para as moldagens de transferência.
Como medicação pré-anestésica, utilizou-se a dexametasona (4mg). A cirurgia foi realizada sob anestesia local (Mepivacaína HCL 2% com Epinefrina 1:100.000). Após incisão sobre o rebordo, realizou-se o descolamento do retalho de espessura total com a visualização das emersões dos feixes vásculo-nervosos mentuais (Figura 3). Realizada a osteoplastia, foram instalados 5 implantes 3,75mm x 13mm Titamax Ti Cortical (Neodent) na região intermentual, sendo os 2 implantes mais distais com inclinação para distal, tangenciando os forames mentuais (Figura 4). Esta técnica promove a diminuição do cantiléver da prótese. Para a realização da carga imediata, todos os implantes obtiveram estabilidade primária superior a 35N de torque. Sobre os implantes, foram instalados abutments mini pilar cônico (2mm de cinta) e transferentes de moldagem (Figura 5), podendo assim checar o perfeito assentamento das peças. Após as suturas (Figura 6), os transferentes foram unidos com Pattern Resin (GC) (Figura 7) para confecção do índex e do dec de prova de soldagem. Um novo jogo de transferentes foi utilizado para a moldagem com a guia multifuncional (Figura 9) obtendo os registros de oclusão e dimensão vertical da paciente (Figura 10). A medicação pós-operatória indicada foi amoxicilina 500mg, de 8 em 8 horas, por 7 dias e ibuprofeno/arginina 600mg de 12 em 12 horas, por 5 dias.
Após 24 horas da cirurgia, a paciente retornou à clínica para prova e verificação do assentamento passivo da estrutura metálica e, prova dos dentes montados em cera para avaliação estético-funcional das próteses superior e inferior (Figura 16 e 17). As próteses foram enviadas ao laboratório para acrilização e, no dia seguinte (48 horas após a cirurgia), foram instaladas (Figura 23). Foi realizado o ajuste oclusal e a paciente recebeu as orientações sobre higiene oral (Figura 20, 21 e 22). As suturas foram removidas após 10 dias e um refinamento do ajuste oclusal foi realizado. O tratamento proporcionou grande satisfação à paciente.
Referências Bibliográficas
1. Brånemark PI, Adell R, Breine U, Hansson BO, Lindstrom J, Ahlsson A. Intra-osseous anchorage of dental protheses. Experimental studies. Scand J Plast Reconstr Surg 1969; 3(2):81-100.
2. Brånemark PI, Hansson BO, Adell R. Osseointegration implants in the treatment of the edentulous jaw: Experience from 10-year period. Scand J Plast Reconstr Surg 1977; (Suppl 16):11-20.
3. Tarnow DP, Emtiaz S, Classi A. Immediate loading of threaded implants at stage 1 surgery in edentulous arches: ten consecutive case reports with 1-to-5 year data. Int J Oral Maxillofac Implants 1997. May-Jun; 12(3):319-24.
Desde sua formação em 1997, sempre investiu em seu aperfeiçoamento profissional, participando de vários cursos e congressos nacionais e internacionais, nas áreas de... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Renan e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.