Dr. Diego Augusto Ferreira Jorge
Santa Maria do Oeste, PR
Introdução - O tratamento ortodontico tradicional visa estabelecer o equilibrio das relações dentarias utilizado aparelhos fixo em ambas ar arcadas dentárias. Normalmente os pacientes procuram atendimento ortodontico porque possuem problemas severos de apinhamento que muitas vezes necessitam ser tratados com extrações dentárias. Nesses casos a aparatologia ortodontica deve ser totalmente montada visto o caso do paciente. Porém existem casos onde a ortodontia parcial pode ser instituida como alternativa de tratamento. Esse tipo de tratamento leva-se em consideração a queixa principal do paciente e os dados coletados no diagnóstico.
Caso Clínico - Paciente 16 anos procurou tratamento ortodontico com queixa de ter 2 dentes tortos, frente a analise foi constatado que a paciente apresentava SNA. baixo e SNB alto caracterizando um diferença das bases osseas caracteristicas de classe III, a paciente apresentava-se com bom perfil e os dentes posicionados de forma a compensar a classe III, incisivos inferiores lingualizados e superiores vestibularizados. Frente ao caso foi sugerido a ortodontia parcial.
Foi feito montagem 3 x 3, a sequencia de fios recomentadas pela prescrição ROTH, fechamentos de espaços, para a finalização foi feito aumento dos laterais e melhora no contorno dos centrais. A duração do tratamento foi de 10 meses.
Conclusão - Muitas vezes devemos levar em consideração a queixa do paciente, a utilização da ortodontia fixa parcial diminui o desconforto do paciente e preserva as estruturas que jah se encontram em equilibrio.
Cirurgião Dentista - Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor - Especialização em Ortodontia - Especialista em Docencia do Ensino Superior
Crie seu perfil para interagir com Dr. Diego e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.