Vitor Hugo Silva Nunes
Rio de Janeiro, RJ
No decorrer dos últimos anos, o mercado de odontologia pôde observar um grande crescimento das empresas de odontologia de grupo. Segundo previsões da Escola Nacional de Seguros, nos últimos oito anos, a assistência odontológica privada no Brasil mais do que triplicou, registrando crescimento de 250%. O número equivale a mais de 11 milhões de beneficiários e pode aumentar ainda mais em 2010, resultando em um aumento expressivo na demanda dos serviços odontológicos para a rede credenciada. Esse crescimento, reafirma o credenciamento aos planos odontológicos privados como uma das principais estratégias para o aumento do acesso da população brasileira aos cuidados odontológicos.
Entretanto, se estabeleceu um modelo de mercado baseado em baixos honorários pagos pelos planos odontológicos ao cirurgião dentista (CD), onde muitas vezes, esses sequer alcançam os valores referenciais propostos pelos conselhos regionais (Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos – CRO-RJ). Numa tentativa de suprir tal deficiência, alguns cirurgiões dentistas aumentam a rotatividade de seus atendimentos, realizando uma grande quantidade de procedimentos em um curto período de tempo. Prática que é demasiadamente deletéria, pois representa um risco de queda da qualidade do atendimento prestado. Outra estratégia danosa que pode ser verificada é o uso de materiais odontológicos de baixa qualidade devido ao seu menor custo, o que gera problemas a todos os envolvidos no atendimento (paciente, cirurgião-dentista e plano odontológico).
A falta de fiscalização das entidades regulamentadoras é um agravante importante para que se perpetue este ciclo de desvalorização do profissional e dos serviços prestados. Estes órgãos deveriam atuar de maneira efetiva, protegendo os cirurgiões-dentistas dos abusos cometidos por determinadas seguradoras de saúde e atuando efetivamente contra profissionais que porventura venham ferir o juramento que foi realizado no dia da sua formatura: “Tudo farei pela saúde e pela vida daqueles que me foram confiados. Juro que nunca me prevalecerei da profissão para corromper os costumes ou desmerecer a Odontologia”. (Trecho do juramento do cirurgião-dentista). Devemos lembrar que cirurgiões-dentistas são profissionais que tem a responsabilidade de zelar pela saúde bucal dos pacientes e que devem ter uma conduta ética e digna com os mesmos, seguindo conceitos científicos estabelecidos por seus pares e respeitando sempre o ser humano que o procura em busca de atendimento.
O dentista credenciado ao plano odontológico tem seu nome e reputação vinculados ao mesmo e vice-versa. Há uma grande necessidade que haja uma relação simbiótica e positiva entre empresa e profissional. Uma relação que refletirá também sobre o cliente, agregando valor ao produto oferecido e promovendo positivamente a marca vinculada ao grupo.
Parcerias entre planos odontológicos e dentistas parecem ser o caminho para uma real mudança no paradigma da odontologia de grupo. Otimização do atendimento, ênfase e valorização na prevenção e conscientização do cliente para saúde bucal são estratégias que devem ser discutidas entre profissionais e empresas para que novas práticas sustentáveis sejam adotadas, possibilitando lucro por parte dos planos, remuneração justa para o cirurgião-dentista, e qualidade dos procedimentos clínicos para o paciente.
Dentro destas praticas temos: a qualificação dos cirurgiões dentistas, os preparando para as práticas de gerenciamento e marketing; profissionalização da equipe de suporte no atendimento em clínicas e consultórios; avaliação e otimização periódica dos protocolos de atendimento e de praticas de serviço evitando desperdícios e adotando medidas sócio-ecologicamente responsáveis; inovação no serviço apresentado; análise minuciosa dos riscos de cada procedimento clínico; e por fim, e não menos importante promoção eficaz de saúde bucal, com ênfase na prevenção.
Empresas de médio e grande porte, como seguradoras de saúde, possuem, em geral, práticas institucionais que coadunam com os preceitos supracitados. Seria de grande benefício para todos os envolvidos no processo de prestação de serviços odontológicos, o estabelecimento de uma parceria efetiva dessas empresas com seus conveniados, na busca de extrapolar tais preceitos para o atendimento de seus clientes, fornecendo aos profissionais conhecimentos que vão além do campo odontológico como: Administração, gestão de empresas e gestão de recursos humanos e ambientais. Em contrapartida, o CD forneceria dados que possibilitariam a elaboração de uma estratégia de promoção de saúde focada em prevenção, possibilitando uma diminuição de custos para a empresa e um aumento na margem de lucro, permitindo que o paciente tenha acesso a prática odontológica eficiente e humanizada e não simplesmente restauradora.
O artigo acima foi retirado da monografia homônima campeã do 9° Prêmio Sinog, que teve como autores alem de mim, Rudá Moreira e Rowan Vilar.
Logo após a minha graduação pela UERJ em 2009, ingressei no curso de atualização em Cirurgia Periodontal Pré-protética pela OCEx, onde hoje integro o corpo docente. Em... Leia mais
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