Thales Wilson Cardoso
São Paulo, SP
Muitos colegas possuem estratégias on-line para se relacionar com seus pacientes e não para captar novos. Esse relacionamento é feito por meio de redes sociais, Facebook, Twitter e, principalmente, boletim do consultório, com orientações de saúde bucal, explicação de tratamentos e informações sobre atualização do profissional e investimentos da clínica.
Com a utilização dos meios eletrônicos, o cirurgião-dentista consegue passar o seu dia a dia para o paciente e ser lembrado, em caso de necessidade. E os consultórios, estão se adequando para a necessidade dos pacientes. Alguns já marcam consultas on-line e disponibilizam a agenda para os pacientes, caso desejem mudar ou cancelar um horário. A tecnologia já existe; quem implementá-la, estará saindo na frente.
No entanto, a grande bola da vez é, principalmente, a utilização das redes sociais para a captação de novos pacientes. Como é possível? Existem diversas possibilidades. O mais importante é ter foco e usar a criatividade na hora do planejamento de marketing digital.
O custo é muito baixo: para quem está começando, uma das melhores formas é o anúncio pago do Facebook, que já possui mais de 600 milhões de usuários no mundo e cerca de 30 milhões no Brasil. Você poderá customizá-lo como desejar, por cidade, por idade, por interesses (futebol, vôlei, rugby etc.), por idiomas, por sexo e por outras tantas opções. Com isso em mente, sabendo bem o público que você procura, seu anúncio será extremamente direcionado e, com certeza, muito mais eficaz.
Por exemplo: poderíamos oferecer uma reabilitação com implantes para mulheres de 44 a 64 anos, que moram em São Paulo, que falam francês fluentemente e teremos, no Facebook, quase 1.500 usuárias ativas, com uma publicidade bastante eficiente.
Criamos o anúncio e temos a opção de pagar por clique. Assim, pagaremos um valor (definido por nós mesmos) cada vez que alguém clicar no anúncio. Neste tipo de situação, começaríamos pagando R$ 0,69 por clique. Provavelmente, em três dias, já teremos 1.200 usuárias deste grupo que visualizaram o anúncio, cerca de 20 vezes cada uma. O que resultará em cerca de 24.000 visualizações em apenas três dias. Se 50 clicarem nesses três primeiros dias para conhecer mais sobre o procedimento, teremos de pagar R$ 34,50. O que não representa absolutamente nada. Clínicas de médio porte estão investindo cerca de R$ 3.000, mensais apenas em anúncios do Facebook, fora anúncios do Google, o que é bem interessante também.
Atualmente, todo tipo de serviço e produto pode ser encontrado na internet. Com isso, criou-se um hábito de buscar serviços pelo Google. O grande diferencial das mídias sociais é que você pode encontrar seus pacientes antes que ele te procure. A visualização constante do seu anúncio fixa a marca da sua clínica na cabeça dele, o que é muito importante para o seu negócio.
Já imaginou alguém no seu bairro pesquisando sobre tratamento dental e encontrando a sua clínica em primeiro lugar na busca, ou pesquisando tratamento ortodôntico e você sendo a primeira referência do assunto? Ou ainda pesquisando tratamento com implantes e ligando para agendar uma consulta? Isso existe e está acontecendo o tempo todo, principalmente para quem está antenado e preparado para o mercado digital. E você, está?
Prof. Thales Wilson Cardoso
Empreendedorismo, Gestão e Ortodontia.
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