Dra. Roseane Palópoli
Presidente Prudente, SP
Paciente sexo masculino, 10 anos de idade, chegou na clinica relatando que brincava na escola, quando um coleguinha bateu a cabeça na boca dele.
O dente 11 estava extruído cerca de 2 mm em relação ao dente 21. Suspeitei de início que o dente estivesse simplesmente extruído. Radiografei, e infelizmente, a raiz tinha sido fraturada.
Receitei um analgésico (Paracetamol) e antiinflamatório (Nimesulid), e marquei para fazer a extração para 2 dias depois. O garoto estava com medo, e principalmente, medo de ficar "banguelo".
No dia marcado, ele estava mais calmo e tranquilo, e fiz a exodontia com tranquilidade.
Utilizei o proprio dente extraido como provisório. Cortei a raiz, deixando somente a coroa, removi a polpa, limpei bem a camara coronária, e restaurei com resina.
Usei um fio 0,7 pra fazer uma contenção, colando o provisorio com resina.
E o mais importante, ele não ficou "banguelinho".
Indiquei ele para ortodontia, expliquei para a avó que depois dos dentes alinhados, poderemos colocar uma prótese defitiva.
Um detalhe pessoal do paciente, nada a ver com o caso clínico, mas fiquei de certa forma indignada. A avó me contou que a mãe dele era paciente especial, tinha retardo mental. Quando ela tinha 18 anos, foi estuprada pelo vizinho de 17 anos, e o garoto nasceu desse ato violento. O "pai" não assumiu o filho, nem nunca quis ver o garoto. É revoltante....
Dra. Roseane Palópoli é Cirurgiã-Dentista em Presidente Prudente, SP - Brasil. Possui graduação em odontologia pela UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista. Atua como... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dra. Roseane e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.