Rafael Magno Silva Souza
Macapá, AP
Existem algumas pessoas que ao sorrir, mostram mais a gengiva que os dentes, prejudicando bastante a estética do sorriso. O problema é de nascença, mas pode ser adquirido devido a inflamações ou através do uso de algum medicamento. O sorriso gengival, como é chamado, é motivo de desconforto para diversas pessoas, mas poucos sabem que ela possui tratamento.
A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico odontológico que tem como finalidade refazer o contorno da gengiva nos dentes e geralmente é realizado no próprio consultório do dentista. A especialidade que trata desse problema estético é a Periodontia. Esse procedimento é bem simples e normalmente é acompanhada de outro procedimento cirúrgico chamado gengivectomia, que consiste na remoção de parte do tecido gengival, para expor melhor os dentes. Entretanto, isso é avaliado caso a caso e conversado com o paciente antes de qualquer operação.
Causas
As causas são diversas, entre elas:
- o crescimento vertical excessivo da face;
- projeção horizontal da maxila;
- maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior;
- lábio curto;
- erupção passiva pela falta de contato interoclusal;
- excesso de gengiva inserida.
Existe tratamento? É dolorido?
Existe tratamento sim e além de não doer, é rápido ou depende muito do estado do paciente. Existem mulheres famosas que tinham sorriso gengival e hoje não tem mais. Como caso conhecido, basta lembrar que a atriz Glória Pires tinha sorriso gengival de grau acentuado (aparecia entre 60% e 70% da gengiva) no começo da carreira e após duas cirurgias, ela estampa um sorriso perfeito. A maioria das mulheres que fazem a plástica gengival se arrepende por não terem feito mais cedo. Nos casos onde há um problema periodontal, este será primeiramente tratado.
Pré-operatório
O paciente só precisa fazer exames de rotina como a radiografia e o exame de sangue. Se não houver nenhuma complicação, a cirurgia é autorizada. O pré-operatório consiste em uma limpeza local e, se necessário, uma raspagem. A operação também costuma ser bastante tranquila, rápida e indolor. Aplica-se anestesia local e com um bisturi elétrico e/ou equipamentos cortantes refaz-se o contorno das gengivas. O tempo da cirurgia varia de acordo com a quatidade de dentes que irão ser trabalhados.
Pós-operatório
O pós-operatório é de aproximadamente uma semana a dez dias. Neste período de recuperação é colocada uma massa protetora no local para que o paciente se alimente normalmente, sendo que, com a massa protetora o paciente não sente dor alguma, apenas poderá ocasionar um leve incômodo. A mudança é evidente logo após a operação, no entanto, é possível avaliar melhor o resultado final apenas uma semana depois, quando a gengiva está totalmente cicatrizada. Após esse período, já é possível verificar uma melhora inclusive na auto-estima dos pacientes, que passam a sorrir com mais naturalidade e felicidade.
Resultados
Melhora a auto-estima do paciente, permite diminuir o sorriso gengival, com maior exposição dos tecidos dentários, obtendo um sorriso mais aberto, com menos gengiva à mostra e mais estético.Veja abaixo fotos de casos clínicos!
Aprender e oferecer uma Odontologia para todos, sempre visando prevenção, saúde, ética e qualidade a população!
Futuro Cirurgião e Traumatologista Buco Maxilo Facial.
Crie seu perfil para interagir com Rafael e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.