Biossegurança -Glutaraldeído Vs Ácido Peracético em Consultório Odontológico

  Artigo, 12 de Ago de 2010

Biossegurança -Glutaraldeído Vs Ácido Peracético em Consultório Odontológico

Dra Sheila Cristiane – Cirurgiã Dentista

Comunidade – Biossegurança em Odontologia

Há muitos anos vinha-se utilizando o Glutaraldeído como meio de desinfecção e esterilização a frio para materiais termo-sensíveis.

Atualmente ele é proibido em alguns municípios, por vários motivos, entre eles o poder de toxicidade aos membros da equipe (dentista e auxiliares), a resistência de diversos microorganismos e a sua inativação quando em contato com matéria orgânica.

O melhor método de esterilização ainda é o realizado através de estufas e autoclaves, sendo a segunda muito mais rápida e eficaz , fazendo-se valer de seu uso para todos os materiais termo-resistentes.

Para materiais termo-sensíveis, podemos imergir o material em ácido peracético por 30 minutos para promover a esterilização dos mesmos, e em casos de desinfecção de alto grau, por15 minutos.

Se utilizado para desinfecção de superfícies, comparado a outros agentes químicos, por exemplo, o álcool 70%, a ação do ácido peracético é insuperável.

O que o profissional precisa ter em mente, é que nenhum agente químico substitui a esterilização por processos térmicos (estufa e autoclave), e sim é utilizado como substância auxiliar para desinfecção de altograu e como agente de esterilização apenas para materiais termo-sensíveis.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Sheila Rodrigues

Cirurgiã-Dentista

 Itanhaém, SP

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Sheila e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook