Nidia Motta
Porto Feliz, SP
Parece ser a Odontologia uma área que vem sendo incitada a uma forte competição no mercado de trabalho. Somente os profissionais com boa valorização, formação e capacitação conseguem boas chances de emprego e sucesso na carreira.
Ao longo da graduação, o aluno adquire conhecimentos para manter a saúde dental das pessoas, diagnosticar problemas dentários e executar tratamento quando necessário. Para todos os efeitos, inclusive legais, é atribuído ao cirurgião dentista, após graduado, atuar em todas as áreas que compõem a grade curricular de uma faculdade de Odontologia.
Visando a formação de dentistas capacitados, as instituições de ensino odontológico promovem, cada vez mais, cursos complementares.
Para isso, é hora de deixar de lado pré-conceitos estabelecidos, analisar o mundo em que se vive atualmente e eleger qual a modalidade de ensino que melhor responderá para essa complementação de conhecimento, orientação e capacitação para o exercício de uma Odontologia séria e creditada.
É sabido que estamos em época de repaginar os métodos e modalidades de ensino em todas as áreas.
A discussão sobre esses métodos e modalidades encontra-se acirrada e atualmente o foco recai sobre a EAD (educação a distância).
O que se nota é que os subsídios para essa discussão são mais dependentes dos objetivos das propostas pedagógicas a serem alcançadas, do que propriamente, a modalidade da estratégia instituída.
Como em toda a abrangência da Educação Superior, a Odontologia não poderia ficar fora da incorporação dos multimeios como ferramenta auxiliar no Ensino e no Aprendizado.
No curso de graduação em Odontologia da USP a Teleodontologia (http://teleodonto.forp.usp.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1) contribui para a melhoria na formação acadêmica e científica do aluno (Cirurgião - Dentista).
Seria infrutífero tentar debater nas comunidades acadêmicas (odontológicas, principalmente) a generalização e radicalização sobre a eficiência e eficácia de uma determinada Modalidade de Ensino sobre outra, baseando-se em "tópicos listados "relacionando as vantagens e as desvantagens, e, ao final da discussão determinar, como um dogma sempre conservando conceitos que vem de há muito tempo, talvez do tempo em que eles eram realmente melhores pela ausência dos meios tecnológicos que hoje se apresentam entre nós.
Houve tempo, nem tão remoto assim, que ouvimos dos próprios envolvidos com a modalidade EAD em Odontologia, que as novas tecnologias (o futuro interativo na área da saúde) deveriam ser incorporadas paulatinamente juntamente com as ferramentas e as estratégias do aprendizado objetivando o aprimoramento dos conhecimentos, como consequência a melhoria da prestação do atendimento do paciente. Hoje sabemos que esse processo não pode mais ser tão paulatino assim. Os passos do avanço tecnológico na área da comunicação (que também engloba ensino) são tão “largos” que se não conseguirmos segui-los bem de perto, perderemos até mesmo o rastro de suas pegadas.
Há algum tempo envolvi-me com a modalidade, visto acidentalmente ter tido a “idéia” de passar alguns fundamentos sobre a prática de minha especialidade a alguns colegas e ter a necessidade de pesquisar sobre como fazê-lo.
Acabei me deparando com um novo mundo que apenas estava se descortinando para nós. O mundo das TI (Tecnologias da Informação e das TC (Tecnologias da Comunicação).
Gostei tanto de tudo que vi e aprendi que mergulhei fundo nessa pesquisa.
Fiz todos os cursos e li o máximo de artigos da época. Devo dizer que eram poucos e ainda não existiam cursos chancelados (apenas cursos livres). Mas o aprendizado foi fantástico. Enquanto isso, fui experimentando passar para um AVA (ambiente virtual de aprendizagem) todo aquele conhecimento sobre a prática da Ortodontia que queria fornecer aos colegas que me pediam. Convidei-os a participar e percebi que conseguia passar a eles, através de imagens em duas vias (ida e volta) tudo aquilo que passaria se eles estivessem presentes.
Surgiu assim, o curso Fundamentos para a Prática Ortodôntica que hoje está disponível no Portal Educação Livre (www.educacaolivre.com.br).
Além da minha experiência, noto que muitas das universidades já tem seus departamentos de EAD com alguns tímidos cursos na área de Odontologia.
Bom será que os colegas comecem a pensar em EAD...
Como ilustração, Acima, no canto esquerdo desta página, segue o histórico do desenvolvimento do tratamento de um paciente de um aluno que está do outro lado do oceano, em Portugal e nunca havia feito ortodontia.
Graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1972). Cursando especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a... Leia mais
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