Comparativo Entre Mucoderm® e Conjuntivo Autógeno em Recobrimento Radicular Bilateral.

  Caso clínico, 17 de Set de 2019

Resumo

Paciente P.M, 22 anos, procurou o consultório devido à retrações gengivais nos incisivos laterais superiores e coloração dos dentes em questão (Fotografias 1 e 2). Após avaliação, decidiu-se realizar técnicas de enxertos diferentes em cada elemento. No elemento 12 utilizou-se o Straumann® mucoderm®, matriz colágena de origem da derme suína para realização de um enxerto associado a um retalho reposicionado coronalmente com incisões relaxantes. Após incisões e divisão do retalho com uso de microlâminas (Fotografia 3), o biomaterial foi reidratado e recortado de acordo com a área (Fotografia 5). Realizou-se a aplicação do Straumann® PrefGel® (Fotografia 5) e Straumann® Emdogain® (Fotografia 6), seguida da fixação do mucoderm® (Fotografia 7) com sutura.

Aspecto final pós operatório imediato do elemento 12 (Fotografia 8). No elemento 22, optou-se pela técnica de tunelização, também utilizando microlâminas, sem envolvimento das papilas para criação de um túnel supraperiostal (Fotografia 9). O palato foi utilizado como área doadora para retirada do tecido conjuntivo subepitelial. O enxerto foi posicionado sobre a área para verificação do tamanho (Fotografia 10). Após ser inserido no túnel, suturas foram realizadas para estabiliza-lo sob o retalho, com fio de sutura 5-0 nylon Techsuture® (Fotografias 11, 12 e 13). Aspecto com 3 meses de pós operatório (Fotografia 14). Realizou-se o planejamento virtual através do DSDapp (Fotografia 15). A margem cervical do elemento 22 foi nivelada através de uma gengivoplastia (Fotografia 16). Os incisivos laterais foram reabilitados com coroas de dissilicato de lítio e o elemento 11 recebeu acréscimos estratégicos de resina composta na borda incisal para melhor harmonia do sorriso. Resultado final (Fotografias 17 e 18). Observou-se um resultado satisfatório com as duas técnicas de recobrimento radicular, porém mais estudos são necessários para melhor avaliação dos substitutos do tecido conjuntivo autógeno, que ainda é o padrão ouro para esse procedimento.

Autor:Gustavo de Deus

  • Mestre e doutor em implantodontia
  • Especialista em periodontia e Protese
  • Consultor científico NEODENT
  • Diretor científico Ibom Rio

Coautora:

Raphaela Mamedes

  • Acadêmica de Odontologia

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Neodent

Produtos Odontológicos

 Curitiba, PR

Criada em 1993, a Neodent é uma empresa brasileira que entrega ao mercado odontológico implantes, soluções protéticas e instrumentais cirúrgicos. Com sede industrial e... Leia mais

Cursos Online Neodent

Catálogo Neodent

Todo o catálogo Neodent

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Neodent e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook