Paciente C.B.F.N., 52 anos de idade, gênero masculino, compareceu a Faculdade ILAPEO para tratamento dentário. Foi realizada anamnese e foram solicitados exames laboratoriais. Ao exame clínico e radiográfico, constatou-se diversas ausências dentárias, mobilidade e comprometimento periodontal de vários elementos (Figura 1 e 2). Foi proposto ao paciente: extração de todos dentes remanescentes, instalação de implantes dentários e instalação de próteses híbridas implantossuportadas, utilizando a técnica da carga imediata.
Foi realizado a moldagem anatômica, registro em cera e montagem dos modelos em articulador semi-ajustável (ASA); em seguida foi realizado a prova dos dentes em cera (Figura 3) e confecção dos guias multifuncionais (Figura 4).
O procedimento cirúrgico foi realizado sob sedação endovenosa e anestesia local. Após incisão e afastamentos dos tecidos, foi realizada osteotomia para regularização. Na maxila, durante as perfurações, buscou-se ancoragem no pilar canino, região anatômica entre o seio maxilar e a cavidade nasal que possui, mesmo em atrofias severas, quantidade e qualidade óssea favoráveis. Esta abordagem favorece a instalação de implantes mais longos e com maior estabilidade primária, permitindo a redução do número de implantes. Dessa forma, foram instalados quatro implantes Helix Long GM (Neodent) sendo três implantes de 20 mm e um implante de 22,5 mm de comprimento (Figura 5). Foram instalados intermediários angulados do tipo Minipilar GM (Neodent) para ajustar a emergência dos parafusos protéticos. Na mandíbula, foram instalados quatro implantes Helix Acqua GM (Neodent) (Figura 6) e Minipilares GM (Neodent) retos e angulados. Após sutura, os transferentes de moldagem foram posicionados, realizado registro interoclusal, captura dos guias multifuncionais e moldagem de transferência.
Foi realizado a prova das barras metálicas (confeccionadas em titânio e obtidas por CADCAM) para avaliação da adaptação (Figura 7). Em seguida, realizou-se uma prova de dentes em cera sobre as barras metálicas (Figura 8), e instalação das próteses híbridas implantossuportadas (Figura 9).
Após 4 meses o paciente retornou ao ILAPEO para realização da manutenção, as próteses foram removidas e os implantes foram testados individualmente (Figura 10). Foram realizados ajustes oclusais e radiografias periapicais para avaliação da adaptação dos componentes (Figuras 11 e 12).
Profissional responsável: Dr. Geninho Thomé.
Criada em 1993, a Neodent é uma empresa brasileira que entrega ao mercado odontológico implantes, soluções protéticas e instrumentais cirúrgicos. Com sede industrial e... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Neodent e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.