Paciente do sexo feminino, 32 anos, apresentou-se com agenesia dos elementos 12,13, 22 e 23.O exame tomográfico mostrou dois grandes defeitos bilaterais nos sítios, e apesar de uma deficiência nesta região, havia osso remanescente suficiente para implantação.
O caso foi montado no articulador semi-ajustável, o enceramento diagnóstico executado. O tratamento proposto, e aceito pela paciente, foi a substituição dos elementos perdidos por coroas individuais de porcelana, suportadas por implantes osseointegrados.
Optou-se por um tratamento imediato, com instalação dos implantes e das coroas provsórias, além de se proceder a regeneração tecidual guiada bilateral para compensar a deficiência tecidual Com o auxílio de uma guia cirúrgica, a instrumentação foi executada sob irrigação com solução salina (Figura 5), e foram instalados quatro implantes GM Helix@ Acqua 3,5 x 16 mm (Neodent®) ancorados nas paredes palatinas dos alvéolos.. Para compensar as deficiências em volume vestibulares, foi feito um preenchimento com um substituto ósseo bovino (Straumann® Cerabone®), com a utilização de uma membrana de colágeno porcino (Straumann® Jason Membrane®).
Quatro coroas de porcelana foram cimentadas definitivamente, após os ajustes oclusais necessários, 6 meses após a cirurgia. A proservação demonstra a boa estabilidade dos tecidos e os exames tomográficos mostram boa preservação óssea.
Procedimento realizado pelo Dr. Marcos Motta
Criada em 1993, a Neodent é uma empresa brasileira que entrega ao mercado odontológico implantes, soluções protéticas e instrumentais cirúrgicos. Com sede industrial e... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Neodent e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.