Colunas Publicadas na Revista Brasileira de Odontologia

  Artigo, 14 de Set de 2010

Rbo Julho-Agosto-2000

como Pesquisar

universidade On-Line: Um Novo Caminho para o Ensino

o Ensino a Distância é a Nova Sensação da Pesquisa On-Line. Muitas São as Universidades em Todo o Mundo Que Oferecem Cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), Via Internet, Sobretudo as Instituições Internacionais: As Chamadas Long Life Universities. Entretanto, o Cidadão Brasileiro Deverá Estar Atento Sobre as Leis Que Regem o Reconhecimento dos Títulos Estrangeiros.

com a Aprovação pelo Congresso Nacional, Promulgação pelo Presidente da República e Publicação do Diário Oficial da União, em 26 de Dezembro de 1996, a Lei 9394/96  (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) Tornou o Método de Ensino a Distância Oficial no País. Dentre os Objetivos desta Lei, nos Chama Atenção a Ênfase Dada ao Ead, Principalmente, e o Respeito aos Títulos Estrangeiros, Obedecendo às Leis Pertinentes.

no Entanto, a Regulamentação do Reconhecimento dos Títulos Estrangeiros de Pós-Graduação Ainda Hoje é Objeto de Análise pelo Conselho Nacional de Educação, Ou Seja, a Maneira pela Qual Haverá o Reconhecimento, Quais os Documentos Exigidos Etc. Não Estão Definidos, o Que Não Vem a Contrapor a Lei: Praticam-Se, Hoje, as Mesmas Exigências do Curso Presencial, Salvo as Exigências da Presença em Sala de Aula.

estas Informações São Fundamentais na Escolha de um Estudo Não-Presencial com Qualidade.

quanto à Graduação, por Exemplo, para o Título de Universidade Obtido em Instituição Estrangeira, Há a Obrigatoriedade da Revalidação (Termo Usado para a Graduação), em Universidades Públicas, para Que, Posteriormente, Ocorra o Também Exigido Registro no Conselho de Classe.

em Se Tratando de Ensino a Distância em Odontologia, Tal Fato, ao meu Ver, Seria Inviável, pelo Aspecto Prático Que a Profissão Exige. Assim, Determinadas Profissões, como a Odontologia, Poderiam Ter mais Benefícios, nesta Forma de Ensino, em Cursos de Pós-Graduação Strictu e Latu Sensus.

o Reconhecimento de Diploma Estrangeiro, para Mestrado e Doutorado, Conforme o Art. 48 Parágrafo 3º, Deverá Ser Realizado por Universidades Brasileiras, Que Tenham Curso de Mesmo Nível Ou Superior em Áreas Afins Reconhecidos pelo Mec, Ou Seja, o Processo de Reconhecimento Dar-Se-Á em Universidade Brasileira (Pública Ou Particular) com Curso de Mesmo Nível Ou Superior (Mestrado Ou Doutorado) em Áreas Afins (Ex. Medicina e Odontologia), em cuja Universidade Tenha o Curso Reconhecido pelo Mec. neste Art. 48 da Ldb Está Depositada Toda Legalidade e Legitimidade da Possibilidade de Reconhecimento do Diploma.

entretanto, o Julgamento Correto e Definitivo para o Efetivo Reconhecimento do Diploma Estrangeiro no Método de Ensino a Distância Dependerá da Qualidade da Dissertação, Quando o Curso For Mestrado, Ou da Tese, Quando o Curso For Doutorado. os Trabalhos  Podem Ser Desenvolvidos Através de Pesquisa Científica, Bibliográfica, Internet, Descritiva e Experimental, Buscando Aplicabilidade Clínica Ou Educacional.

em Nenhuma Universidade Séria do Mundo é Possível Garantir a Conquista do Diploma Antes da Matrícula, e a Qualidade da Performance do Aluno Durante o Curso Determinará sua Aprovação Ou Não. Não Há, Nem Poderá Haver, Garantias de Reconhecimento, Pois Este Virá, com Certeza, com a Aplicação da Ldb, da Constituição Federal Brasileira e com a Qualidade do Curso Desenvolvido.

o Que Realmente Se Deseja com o Curso a Distância em Odontologia é Continuar a Enfatizar a Qualidade e Usufruir da Velocidade dos Meios de Comunicação para Que, Sem Deslocamentos, Possamos Ensinar-Aprender-Pesquisar com Maior Rapidez, neste País de Dimensão Continentais, Além de Se Poder Viabilizar o Desenvolvimento do Curso para Aqueles Que Não Podem Prescindir do Convívio Familiar e Profissional, até Porque o Curso é Realizado Somente com o Professor, o Aluno e a Comunicação, Derrubando Fronteiras e Abrindo Horizontes.

dr. Murilo Macedo

diretor do Departamento de Pesquisa e Ensino a Distância da Abo-Rj

aprendizagem Alostérica

André Giordan, diretor do laboratório de Didática e Epistemologia das Ciências da Universidade de Genéve, apresentou e denominou um novo método de aprendizagem - o modelo alostérico.

Segundo Giordan, aprender não é receber, é transformar as idéias. Suas pesquisas atuais baseiam-se, fundamentalmente, nos mecanismos de difusão de mensagens e na elaboração do saber e do fazer. Para uma abordagem científica a respeito do aprendizado, podemos assistir um vídeo, interagir com um CD-rom ou DVD, consultar um especialista, documentar-se, elaborar hipóteses e testá-las.

Partindo deste princípio, o modelo alostérico formula e reformula hipóteses, desenvolve novos paradigmas ou contesta parâmetros, conceitos, técnicas e teses. Neste contexto, é imperioso “exigir que todo indivíduo renove continuamente sua bagagem de conhecimentos em razão do rápido aumento do volume do saber”, como afirma o professor Newton Sucupira (1).

A RBO, que tenho a honra e satisfação de escrever, recebeu conceito A do programa Qualis da Coordenadoria de Avaliação de Pessoal de Ensino Superior (Capes). Isto significa dizer que o Corpo Editorial é formado por doutores com experiência em pesquisa, que a qualidade dos artigos publicados atendem os interesses acadêmicos e científicos e que a periodicidade e a regularidade estão de acordo com os critérios da Capes. Assim, podemos indicar a RBO como um bom exemplo de como pesquisar, utilizando o método alostérico.

Exemplificaremos como o leitor deve pesquisar nesta revista. Primeiro, escolha um dos artigos, aquele que mais lhe chame a atenção, seja por interesse ou ineditismo, e procure os nomes dos autores e suas procedências. Pesquise, também, os outros autores nas referências bibliográficas e tente formular conceitos. Caso haja dúvidas, discordâncias ou hipóteses complementares utilize os preceitos da educação a distância. Depois, entre em contato com o autor ou com a instituição que o mesmo trabalhe ou represente. Para buscar mais informações, o leitor pode nos enviar um e-mail (aborj@aborj.org.br) solicitando mais dados sobre o assunto em questão, que na medida do possível lhe ajudaremos.

Levando em consideração este método de aprendizagem, podemos dizer que, a partir de novos conceitos ou informações, as pessoas podem apreender mais dados durante a vida e assim transformar velhos parâmetros em idéias mais compatíveis com o aprendizado. Essas idéias podem, também, ser elaboradas novamente de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

A educação a distância estimula a responsabilidade pessoal e acadêmica, tanto do professor quanto do estudante, criando desta forma uma nova ética educacional e também uma metodologia, na qual o leitor é ao mesmo tempo sujeito e objeto do processo educacional.

A presença do professor não é obrigatoriamente necessária para que haja um ensino/aprendizado do aluno. Quando a maturidade profissional é alcançada, as facilidades permitidas pela tecnologia encurtam distâncias, até porque distante não é sinônimo de isolado. O professor/educador não é mais o “dono da verdade”, mas sim orientador de um processo de aprendizagem, o qual vai amadurecendo ao longo das descobertas da vida.

1- NISKIER, Arnaldo. Educação a Distância, Ed. Loyola, 1999.

Dr. Murilo Macedo

Diretor do Departamento de Pesquisa e Ensino a Distância da ABO-RJ

Referências

RBO

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Dr. Murilo Macedo

Cirurgião-Dentista

 Rio de Janeiro, RJ

Protesista, pela PUC / RJ, mestrado em Prótese pela AWU/Iowa-USA, Supervisor de odontologia do Sesc, Membro da comissão de convênios e credenciamento do CRO-RJ, Professor de... Leia mais

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