Mauro Elias Mesko
Pelotas, RS
Paciente de 57 anos procurou atentimento para voltar a sorrir.
Foi explicado que a falta de dentes posteriores era um dos principais fatores que terina levado à sobrecarga e, consequentemente, ao desgaste provocado nos dentes da região anterior.
Foi proposto o aumento da DVO (Dimensão Vertical de Oclusão) com resina composta através da técnica DSO (Direct Shaping of the Occlusion), idealizada na Radboud University (Nijmegen, Países Baixos).
Resumidamente, nessa técnica se reabilita a oclusão totalmente de forma direta, sem uso de Mock-up.
Inicia-se na região infero-anterior, depois supero inferior.
No caso apresentado não há dentes posteriores, então não foi feita a correção da curva de Spee. Essa seria a próxima etapa (próxima consulta se houvesse).
Na última etapa, se restauram as oclusais dos dentes superiores para restabelecer os contatos oclusais posteriores.
Dependendo da quantidade de aumento da DVO o da localização dos desgastes apenas a região anterior é restaurada e se aguarda por cerca de 3 meses para a erupção compensatória dos dentes posteriores até que sejam restabelecidos, os contatos oclusais nos dentes posteriores. A restauração apenas na região anterior obedece o princípio de Dahl, já consagrado na literatura.
O paciente do caso apresentado, será agora, encaminhado para prosseguir com a reabilitação que prevê próteses sobre implantes na região superior e prótese parcial removível no arco inferior.
Sou um Especialista/Generalista. Nos primeiros anos de profissão tive interesse por Odontopediatria, me especializei em Ortopedia Funcional dos Maxilares, depois em Ortodontia,... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Mauro e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.