Dr. Marcos Bicalho Barroso
Muriaé, MG
Paciente 55 anos, sexo feminino, procurou meus serviços para exodontias devido doença periodontal, com indicação para instalação de implantes. Realizamos um tratamento periodontal profilático antes da instalação de alguns implantes.
Os implantes dos dentes 11 e 21 já estão instalados, com coroas em função. Nesta apresentação está incluido o caso do dente 14, onde envolveu levantamento de seio maxilar com fixação imediata do implante, o que foi possível devido a existência de um remanescente de estrutura óssea suficiente para proporcionar um bom travamento primário do implante, o que realmente conseguimos (45 N).
Algum colega poderia questionar sobre a possibilidade de instalação de um implante mais curto e evitar assim uma maior morbidez do trabalho...pensamos sobre isso e chegamos à conclusão que nesta região, considerando, implante unitário, dentes com coroas volumosas, estaríamos comprometendo a biomecânica do trabalho, com a possibilidade de prejuízo na longevidade do implante instalado. Outra consideração seria a situação precária do dente vizinho, o 16, que não tem um bom prognóstico, mas a paciente me pediu para não extraí-lo neste momento, por questões psicológicas (realmente não é agradável perceber que os dentes estão se perdendo continuamente pela doença periodontal). Então resolvemos mantê-lo por enquanto.
Fizemos algumas raspagens e curetagens de bolsa periodontal e ele se estabilizou, por enquanto. Neste caso, o levantamento de seio maxilar será útil também no caso de uma futura perda deste elemento, facilitando a instalação de mais um implante, o que não está descartado para um prazo relativamente curto.
Utilizamos para isso o PRP (plasma rico em plaquetas) + osso homógeno (humano, de banco de tecidos)
Clínico e implantodontista. Área de maior atuação: Reabilitação Oral, implantes e prótese sobre implantes.
Crie seu perfil para interagir com Dr. Marcos e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.