Dr. Márcio Oliveira Lara
Águas Vermelhas, MG
Uso da Chupeta
Daphene Ozelame Costa | 12 abr. 2016 Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia e Odontopediatria pela FOB-USP. Credenciada Damon System.
É muito comum os pais ficarem na indecisão: oferecer ou não a chupeta ao seu filho. Será que esse simples acessório traz prejuízos ao desenvolvimento do seu bebê? O Cirurgião-Dentista, mesmo não sendo especialista em Odontopediatria, pode esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.
O reflexo de sucção aparece no bebê já na décima oitava semana de vida uterina. É um reflexo de sobrevivência, já que o bebê precisa sugar para se alimentar, a necessidade de sucção é saciada durante a amamentação no seio materno.
Em inglês a palavra chupeta quer dizer “pacifier”, ou seja, pacificador, o que tranquiliza ou acalma. E é justamente com esse propósito que a maioria dos pais começam a introduzir a chupeta ao cotidiano dos pequenos. A maioria das mães que oferecem chupeta aos bebês fazem isso justamente com a finalidade de acalmá-lo.
A chupeta deve ser oferecida somente após o bebê ter mamado e estiver totalmente satisfeito. Assim, ela será utilizada apenas para suprir a necessidade de sucção não saciada durante a amamentação.
É importante saber que tanto a chupeta comum quanto a ortodôntica trazem sim prejuízos ao desenvolvimento da criança. Os dois modelos produzem alterações nos arcos dentais e na musculatura facial do pequeno.
Quando a criança já tem todos os dentes na boca, o uso prolongado da chupeta pode causar uma mordida aberta anterior, que pode ser definida como a ausência de contato dos dentes anteriores (da frente). Os dentes posteriores (do fundo) estão em contato, mas isso não acontece nos dentinhos da frente.
Outros prejuízos que podem causar na criança:
Uma dúvida muito frequente que aparece no consultório é: a chupeta é menos prejudicial que o dedo? Ao contrário do que se costuma acreditar, os danos causados pela sucção prolongada de dedo ou de chupeta são bem semelhantes. A persistência da sucção de dedo não é frequente em crianças bem amamentadas. Mais de 80% das crianças que recebem aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida não apresentam hábitos.
Caso a chupeta já faça parte do cotidiano do pequeno, o melhor é que seja abandonada até por volta dos dois ou três anos de idade. Dessa forma, alguns dos efeitos negativos deste hábito, como a mordida aberta anterior, tendem a regredir. Após essa idade, os problemas progridem, prejudicando não somente os dentes, mas também a fala, a deglutição e a respiração.
Selecionei algumas dicas para ajudar os pais a removerem o hábito de seus filhos:
Blog Dental Cremer Daphene Ozelame Costa Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia e Odontopediatria pela FOB-USP. Credenciada Damon System. www.dapheneozelame.com.br
Dr. Márcio Lara é Cirurgião-Dentista em Águas Vermelhas, MG. Possui graduação em Odontologia pela FAFEOD em 1991 e Especialização pela FAFEOD em 2000. Atua como... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dr. Márcio e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.