Dra. Larissa Castanheira Feitosa
São José dos Pinhais, PR
O que marca a entrada da dentição decídua, é o irrompimento dos primeiros dentes decíduos, que tem seu início por volta dos 5 a 6 meses de idade do bebê, e esta, estará completa por volta dos 24 meses, quando os últimos dentes decíduos irrompem na cavidade oral da criança.
A transição da dentição decídua para a dentição permanente deve ocorrer de forma ordenada, resultando numa oclusão estável, funcional e estética.
Em geral as principais consequências das perdas prematuras de dentes decíduos são a migração de dentes adjacentes para a região da perda, alterações na deglutição, mastigação, dificuldade no aprendizado correto de alguns fonemas, além do desenvolvimento da má oclusão.
Relato de Caso:
Paciente: M.H.I.G.M
Idade: 3 anos
Gênero: Feminino
Motivo da consulta: Avulsão dos incisivos centrais superiores; 51 e 61.
Queixa dos pais: Estética comprometida.
Foi realizada radiografia, afim de verificar a “situação” dos incisivos centrais permanentes.
Após a realização e análise radiográfica, foi proposto aos pais a colocação de um aparelho removível com expansor.
A colocação do aparelho foi proposta e realizada, pois o irrompimento dos dentes permanentes sucessores só irão ocorrer por volta dos 6 anos e meio a 7 anos de idade. Além do que a paciente já apresentava hábitos, como, a interposição de língua e alteração na fonética.
Dra. Larissa Feitosa é Cirurgiã-Dentista em São José dos Pinhais, PR. Possui graduação em odontologia pela UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, 2015. Atua como clínico... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dra. Larissa e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.