Laila Crislei de Andrade
Anápolis, GO
"É uma doença infecciosa crônica causada principalmente pelo Mycobacterium tuberculosis, um parasita intracelular. A infecção, geralmente, é transmitida pela inalação de aerossóis de secreções respiratórias, contendo o bacilo da tuberculose. Os perdigotos da tuberculose podem ser dispersos por aerossóis produzidos pela turbina, sprays de água e aparelhos de ultrassom durante o atendimento odontológico. O pulmão é o local habitual da lesão primária e o principal órgão envolvido. As formas extrapulmonares são mais raras, podendo afetar qualquer órgão ou tecido, surgindo com maior frequência em crianças e pessoas com infecção pelo HIV.
Observa-se comprometimento do estado geral, febre vespertina baixa, sudorese noturna, inapetência, emagrecimento, tosse acompanhada ou não de escarros hemoptoicos. O tratamento apropriado da tuberculose é estabelecido segundo a situação do caso (caso novo, recidiva, tuberculose meningoencefálica, casos de falência de tratamentos anteriores). Estresse emocional, desnutrição, vício em drogas, alcoolismo e imunossupressão aumentam o risco de recorrência da doença.
As manifestações bucais da tuberculose, aparentemente, têm nas superfícies das mucosas traumatizadas o local de predisposição para o desenvolvimento da lesão.
A avaliação do paciente, primeiro passo na assistência odontológica, possibilita ao dentista identificar o paciente com a doença ativa, reconhecer possíveis queixas e sintomas indicativos de tuberculose ou ainda constatar a possibilidade de exposição à doença. Em caso de doença ativa, o paciente deve receber somente cuidados para urgências odontológicas, respeitando-se, com rigor, as normas de biossegurança e o uso dos equipamentos de proteção individual. Se o paciente finalizou a quimioterapia, o médico assistente deve ser consultado a respeito da infectividade, resultados de baciloscopia e exame radiológico. Em caso de alta por cura, o paciente pode ser tratado normalmente."
Laila Andrade é estudante de odontologia em Anápolis, GO - Brasil pela UNIEVANGÉLICA - Centro Universitário de Anápolis. Faz parte do Ident desde Novembro de 2014.
Crie seu perfil para interagir com Laila e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.