Detalhes Que Fazem a Diferença

  Artigo, 17 de Mar de 2016

Detalhes Que Fazem a Diferença

Hoje gostaria de falar sobre alguns detalhes que podem fazer a diferença na sua clínica/consultório e que diretamente estará influenciando no seu sucesso.

Há alguns anos (queira Deus que continue no passado mesmo), o paciente chegava ao dentista, esperava algum tempo na cadeira do lado de fora, folheava algumas revistas (geralmente antigas) sobre fofoca de artistas. Posteriormente era chamado e entrava na sala de atendimento. No consultório geralmente sentia aquele cheiro horrível característico (Deus me livre) de resina acrílica, misturado com Iodofórmio e etc. O dentista mal um “oi” falava e, quando falava, era no momento que estava realizando algum procedimento no paciente e este totalmente impossibilitado de responder.

Será que hoje ainda temos espaço para negócios assim? Talvez espaço até tenha, mas pacientes... aí é outra história.

Um consultório bem organizado pode fazer toda diferença na hora de encantar seu paciente e assim poder fideliza-lo (sabemos que fidelizar um paciente é pelo menos 3x mais barato que conquistar um novo).

Vou listar aqui algumas dicas simples e práticas que são estudadas, principalmente no Neuromarketing, para que você possa implantar no seu negócio sem gastar muito e que farão seus números subirem de uma forma geral. Vamos lá...

Quanto à sala de espera:

A sua sala de espera é a primeira impressão do seu paciente, então o que você quer que ele pense? Uma sala bem organizada, com uma televisão passando conteúdos informativos sobre saúde e/ou seus produtos, revistas que tenham a ver com seu ramo de trabalho, algumas flores e, claro, tudo bem limpinho e organizado são algumas das dicas que deixo. Aquele conceito de sala de espera com revista de fofocas vamos deixar de lado ok?

Quanto à sala de atendimento:

Chegamos ao ponto chave. Aqui é onde você passa, ou passará a maior parte da sua vida, então por que não investir em detalhes para seu conforto e do seu paciente também?

Começo chamando a atenção para as cores. No seu consultório é tudo branquinho? Que tal mudar? Como dica, deixo a sugestão de inserir cores como o azul e o verde. Essas cores tem o poder de alterar a “energia” do ambiente deixando tudo mais calmo. Seu paciente vai se sentir mais seguro, mais calmo, a circulação sanguínea segue mais tranquila (o que é ótimo para quem faz cirurgias), seu paciente ainda passará mais tempo tranquilo em sua cadeira e terá mais confiança nos seus serviços. Uma cor específica que eu particularmente gosto muito por suas inúmeras propriedades é o azul marinho/índigo. Aí você pode usar sua criatividade para colocar essas cores na parede, no equipo e até no seu jaleco.

Ah, aquele cheiro característico de dentista não é nada bom, não é verdade? Então que tal alterarmos isso e deixamos tudo mais harmônico? Existe uma gama de essências que são indicadas para uso na saúde, por exemplo: para a sala de atendimento/orçamentos, gosto da Vanilla ou a Flor de Cerejeira. São essências que fazem o seu paciente relaxar, lembrar dos tempos bons de infância, cheirinho de casa e, melhor ainda, influenciam até no fechamento de orçamentos. Para o banheiro indico essências cítricas que promovem uma maior sensação de limpeza e suavidade.

Existem ainda muitos recursos que podemos usar para melhorar a percepção do cliente no consultório, como música, maneiras de atendimento, técnicas de apresentação/venda e, principalmente, a cordialidade com seu paciente.

Ah, e preste atenção no seu banheiro, ele pode dizer muito sobre você e te ajudar - ou atrapalhar - no fechamento de um orçamento. Hoje em dia seu paciente está muito mais atento e informado do que você imagina.

Preocupe-se com os detalhes. Atente-se ao que a expressão do seu cliente está dizendo e procure saber se está gostando ou não do atendimento recebido. Escute-os!

Você pode encantá-los, ou fazer que desistam do seu atendimento. O que você escolhe?

Um abraço e até a próxima!

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Dr. Fellipe Dias

Cirurgião-Dentista

 São Paulo, SP

Fellipe é Cirurgião-Dentista, tem MBA em Marketing, é Palestrante e Consultor de Gestão, Marketing e Empreendedorismo, Coordenador de cursos na mesma área. É CEO do Grupo... Leia mais

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