Dr. Fellipe Dias da Silva
São Paulo, SP
Há muito tempo a relação entre o Dentista e seu paciente vem sendo estudada.
O Brasil tem hoje o maior número de Dentistas do mundo, cerca de 219.575 profissionais. E aí surge que pergunta: como se destacar?
Se fosse para indicar uma estratégia, com certeza indicaria a relação entre profissional e paciente.
Antigamente o mesmo dentista atendia a família inteira, e não bastasse isso, passava de geração em geração. O que será que mudou hoje em dia?
Bom, uma das coisas que vem alterando esse quadro são algumas franquias odontológicas e os conceitos de clínicas em que o paciente passa por todos os dentistas, cada um na sua especialidade. O paciente vem, assim, se transformando em nada mais que um cliente, e isso desfaz o conceito de que o Dentista fazia quase que parte da família.
Mas, Fellipe, quer dizer que as franquias são ruins? Claro que não! O conceito de clínicas e franquias que contemplam todas as especialidades é ótimo e acredito que veio para ficar. O que me chama a atenção é que algumas dessas franquias investem no marketing exclusivo para captar novos pacientes. E os antigos? É nesse ponto que quero trabalhar: fidelização de pacientes!
É claro que o marketing para captar novos pacientes é de suma importância para a sobrevivência de um consultório odontológico, tendo em vista que algumas especialidades têm um giro muito alto de pacientes como a endodontia e a radiologia, por exemplo.
Mas quero chamar a atenção para a relação entre nós, os dentistas e os nossos pacientes já que o grande desafio de hoje é fidelizar pacientes e torná-los mais que clientes. Nós temos o desafio de transformar clientes em nossos amigos!
Já pensou em, por exemplo, ligar para seu paciente em um dia comum, sem nenhum motivo aparente e simplesmente perguntar como ele está, como vai o dia dele, a família e outras coisas?Algo simples, não é? Mas já pensou no resultado que isso vai causar na mente do seu paciente? Pode ter certeza que ele, no mínimo, vai ficar pensando nisso e vai contar, em média, para mais umas 3 pessoas o ocorrido. É aí que você fideliza um paciente, e ainda faz o seu marketing pessoal com ele e com as pessoas que ele comentou. Fidelizou 1, e conquistou mais 3 novos pacientes.
Temos que levar o sentimento ao nosso paciente de que fazemos parte da vida dele. Somente assim ele se lembrará de nós e, quando alguém comentar sobre a odontologia, a primeira pessoa que virá à mente dele será justamente você.
Trate-o como seu amigo, deixe-o à vontade, faça com que ele se sinta em casa e veja a mágica acontecer.
Outras ferramentas poderosas que podemos citar são as redes sociais, o neuromarketing, entre outras.Mas aí já é assunto para outra conversa!
Um abraço, Fellipe Dias da Silva.
Fellipe é Cirurgião-Dentista, tem MBA em Marketing, é Palestrante e Consultor de Gestão, Marketing e Empreendedorismo, Coordenador de cursos na mesma área. É CEO do Grupo... Leia mais
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