Dra. Drielle Gonçalves
Canarana, MT
A pigmentação melânica gengival, também conhecida como melanose racial é uma alteração de cor, caracterizada clinicamente por manchas escurecidas, localizadas na mucosa mastigatória, sendo geralmente simétricas e com limites bem definidos. São resultados da produção exagerada de melanina pelos melanócitos presentes na camada basal do epitélio em meio as células epiteliais. O objetivo é relatar um caso clínico de pigmentação melânica gengival em uma paciente do sexo feminino, 21 anos de idade, melanoderma, não fumante que procurou atendimento odontológico com queixa de insatisfação estética gengival. Ao exame clinico foi observado pigmentação gengival que abrangia partes da gengiva ceratinizada na região vestibular anterior do arco superior e toda faixa de gengiva ceratinizada na região vestibular anterior do arco inferior. O tratamento indicado foi a dermoabrasão epitelial com instrumentos rotatórios. Após duas semanas foi possível observar a completa cicatrização e harmonia da coloração do tecido gengival. A técnica proposta promoveu resultados estéticos satisfatórios e mostrou-se efetiva na remoção do pigmento melânico.
O correto diagnóstico para PM deve ser estabelecido, assim como sua indicação para remoção, tendo em vista a grande diversidade etiológica das lesões. A técnica de desepitelização para remoção de PM através de broca, é considerada padrão ouro por apresentar baixo custo, serem relativamente de fácil execução.e de curta duração, e mesmo que comparada as diversas alternativas de tratamento, nos traz resultados favoráveis.
Dra. Drielle Gonçalves é Cirurgiã-Dentista em Canarana, MT - Brasil. Possui graduação em odontologia pela UNIP - Universidade Paulista (Brasília). Atua como especialista em... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dra. Drielle e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.