Dra. Mariana Querim Bazzarella
,
Paciente apresentou-se com elemento 11 contendo retentor intra-radicular insatisfatório sobre tratamento endodôntico na mesma condição. Ao exame radiográfico pôde ser diagnosticada lesão periapical. Foi proposta e executada a remoção da coroa metalocerâmica e núcleo metálico fundido seguido de retratamento endodôntico cumprindo-se os princípios da terapia desde a cirurgia de acesso à obturação. Para tanto, optou-se pela técnica de moldagem prévia do cone de guta-percha empregando calor como uma variação da técnica de condensação lateral. pela dificuldade de travamento que o conduto apresentou por sua amplitude, além da preocupação pelo vedamento do terço apical.
Ao final, obteve-se sucesso endodôntico por meio de um selamento hermético, um travamento ideal utilizando a moldagem apical em um conduto amplos impedindo infiltração apical e permitindo uma visão tridimensional dos canais radiculares. A técnica é de simples execução, não necessitando de instrumental específico, porém requer habilidade clínica e conhecimento.
Em minha filosofia de trabalho possuo uma visão preventiva de saúde, desenvolvendo-a com alta produtividade, qualidade e resolutividade. Atuo em diferentes níveis de... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dra. Mariana e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.