Dra. Cláudia de S. Sales Dias
Itajubá, MG
Resumo
A determinação da posição correta dos dentes inclusos/impactados é de suma relevância na definição da melhor forma de tratamento, bem como do prognóstico do caso a ser tratado. Sendo assim apresentamos o estudo de um caso clínico de paciente do gênero feminino, com 10 anos e 9 meses, onde verificamos o dente 11 incluso/ impactado. No exame por tomografia computadorizada volumétrica por feixe cônico (cone beam) constatou-se que o dente em questão estava inclinado com a coroa por vestibular e a raiz por palatino, acompanhando o rebordo ósseo, cabendo ainda ressaltar que a raiz deste dente estava em íntimo contato com as raízes dos dentes 12, 13, e 14. Assim devido a precisa localização evidenciada por meio do cone beam, que demonstrou o grau de dificuldade que seria a movimentaçãoortodôntica, optou-se pela remoção cirúrgica do incisivo central superior (incluso/impactado) com recuperação do espaço perdido na região para este dente e manutenção do mesmo para posterior reabilitação protética.
Werneck EC*, Mattos FS, Dias CSS, Souza EL, Sobreiro Y
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização da tomografia computadorizada é uma ferramenta importante para a definição do plano de tratamento adequado em pacientes com dentes inclusos/retidos, ou, com erupção ectópica3. No caso apresentado, verificou-se que este exame foi fundamental para a decisão da exodontia do elemento 11 evitando assim, alternativa de tratamento que poderia prejudicar as estruturas adjacentes ao dente e risco de resposta desfavorável ao tratamento.
1.Werneck EC. Diagnóstico baseado em evidências.Cruzeiro: IEPC; 2009. 2.Ericson S, Kurol J. Resorption of incisors after ectopic eruption of maxillary canines: a CT stdy. Angle Orthod. 2000; 70(6):415-23.
Graduada em odontologia pela UNINCOR em 2007
Especialização em Ortodontia pelo IEPC.
Curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptora no IEPC
Curso de... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dra. Cláudia e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.