Dr. Wellington Franco de Oliveira
Nova Friburgo, RJ
As emergências não escolhem hora e nem lugar para acontecer !
O correto atendimento inicial pode ser a diferença entre a vida e a morte !
Com a evolução da medicina e a tecnologia dos medicamentos observamos cada vez mais um aumento na qualidade de vida, e mais pacientes com alterações sistemicas cronicas possuem uma rotina de vida praticamente normal, procuando nossos serviços para conquistarem também uma melhor condição de saúde bucal.
Estes pacientes estão mais sujeitos a apresentarem quadros emergenciais, porém todos os podem apresentar alterações quando colocados sobre o "estresse" do tratamento odontológico.
Atribulações do dia-a-dia, estresse, tabagismo, álcool, drogas, má alimentação, obesidade entre outros são fatores predisponentes para um quadro emergêncial.
O principal fator que podemos controlar em nossa clínica diária é estresse, proporcionando um ambiente tranquilo, consultas rápidas, controle da ansiedade, esclarecimento ao paciente além de uma anamnese detalhada e uma conduta inegrada com o médico do paciente se for necessário.
Uma equipe bem treinada para o atendimento ás emergências e equipamentos próprios e sempre em condições operacionais são importanes para um ambiente seguro para o exercício da odontologia.
Apresentamos fotos do treinamento em emergências para os alunos do curso de formação de auxiliares em saúde bucal da ABORJ- regional Nova Friburgo.
As emergências são raras mas acontecem !
além do cirurgião - dentista acredito que toda equipe deve ser treinada e o treinamento deve ser contínuo seguindo protocolos internacionais aprovados e atualizados.
Devemos lutar para que emergências médicas seja uma disciplina da grade curricular da graduação em todas as faculdades de odontologia, não apenas em cursos de pós graduação.
Dr. Wellington Franco é Cirurgião Buco-Maxilo-Facial em Nova Friburgo, RJ - Brasil. Possui graduação em instrutor de emergencias pre-hospitalares para os protocolos de... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dr. Wellington e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.