Dr. Márcio Antônio Esteves de Almeida
Barra Mansa, RJ
Infecções dentárias podem matar?
Em pleno século 21, ainda temos que conviver com a odontologia da extração e com pessoas ignorantes que dizem que dentista não é importante porque dor de dente não mata. E o pior é que algumas vezes isso vem dos governantes, que deveriam se informar melhor para zelar pela saúde da população.
Pensando neste assunto, que escutei nos bastidores de um serviço de saúde, resolvi informar e orientar que infecção dentária pode matar sim.
Infecções bucais podem causar septicemia, por isso há uma discursão no Ministério da Saúde sobre a obrigatoriedade de dentistas em ambientes hospitalares tais como UTIs. Outro motivo de óbito por infecções de origem bucal que vou citar entre muitas é a endocardite.
Definimos a endocardite bacteriana (EB) como uma infecção que ocorre nas válvulas cardíacas ou tecidos endoteliais do coração. O coração pode sofrer uma infecção decorrente de bactérias e fungos do ambiente hospitalar de uma cirurgia cardíaca a céu aberto, alojando-se nas válvulas cardíacas e infectandoo endocárdio.
A endocardite infecciosa pode ser potencialmente letal (endocarditeinfecciosa aguda), ou pode evoluir silenciosamente por semanas a vários meses(endocardite infecciosa subaguda), sendo comumente observada na odontologia asbactérias do tipo Streptococcus viridans (estreptococos α - hemolíticos).
Quando falamos de septicemia estamos dizendo que as bactérias bucaiscausadoras de infecções podem causar infecções muito piores quando migram paraqualquer outra parte do corpo, sendo então muito mais difíceis de seremtratadas, pois não estão em seu ambiente natural e por isso não há inimigosnaturais para auxiliar no combate da mesma.
SENDO ASSIM, TODO CUIDADO ÉIMPORTANTE, POIS DOR DE DENTE PODE MATAR SIM.
Meu tratamento visa sempre a estética aliada a uma boa oclusão para evitar problemas futuros, tais como dor de cabeça, coluna, ouvido, entre outros. Meu propósito é preservar... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dr. Márcio e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.