Dr. Júlio Gameleira
Maceió, AL
Cirurgia pré-protética é aquela realizada com o objetivo de facilitar a adaptação, retenção e manutenção de uma prótese dentro da boca. Esta prótese pode ser uma prótese fixa ou removível, parcial ou total. Durante a cirurgia osso e tecido mole (gengiva e músculos) são manipulados de modo que a instalação da futura prótese ocorra sem interferências. Alguns exemplos de cirurgia pré-protética incluem os implantes dentários, enxertos ósseos, reposicionamento de nervo, aprofundamento de vestíbulo, melhora do contorno ósseo, e remoção de tecidos em excesso, tanto de osso como de tecido mole.
Com a perda de dentes e com o avanço da idade, os ossos maxilares (ossos que sustentam dentes e/ou próteses) são perdidos por um processo chamado reabsorção óssea . No entanto, esses ossos são fundamentais para a construção de uma prótese confortável para o paciente. Visando restabelecer a quantidade de osso necessária para a confecção de uma prótese estética e funcional.
As características ideais dos tecidos que virão a receber uma prótese são: (1)Ausência de patologias; (2) Espessura e altura do rebordo adequadas; (3) Ausência de espículas Ósseas; (4) Ausência de hiperplasias de tecido mole.
Sequência clínica: (1) Exodontia dos elementos; (2) Confecção de base de prova e rolete de cera; (3) Montagem em articulador; (4) Prova da montagem dos dentes; (5) Cirurgia no modelo; (6) Procedimento cirúrgico; (7) Reembasamento e instalação da prótese.
Sequência cirúrgica executada: (1) Anestesia; (2) Incisão; (3) Sindesmotomia; (4) Exodontias; (5) Regularização do rebordo; (6) Regularização do tecido mole; (7) Irrigação; (8) Sutura.
Dr. Júlio Gameleira é Cirurgião Oral e Protesista em Maceió, AL. Possui graduação em odontologia pela UFAL - Universidade Federal de Alagoas, 2014. Faz parte do iDent desde... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dr. Júlio e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.