Dr. Carlos Alberto Hommerding
Porto Alegre, RS
O arco base de Ricketts é a unidade mecânica da Ortodontia Bioprogressiva.
Deste arco base derivam os demais arcos da técnica.
A Terapia Bioprogressiva de Ricketts é uma técnica ortodôntica segmentada que utiliza o fio Elgiloy azul em slot .018"x .030".
A manutenção e gerenciamento dos espaços das trocas na dentadura mista é muito importante e se faz pela diferença entre o espaço ósseo presente e o espaço requerido pelo volume dentário permanente em erupção.
As imagens ilustram as características desta fase do tratamento em que foi realizada a redução ortopédica da maxila pelo AEB cervical ou Klohen ortopédico com 450g/F por 14h/dia.
Após o sucesso na redução da convexidade a manutenção do uso do AEB se faz dia sim, dia não e a partir daí colamos os incisivos superiores.
Durante a fase ativa da redução ortopédica da maxila não colamos nos incisivos e não passamos fio pela linha média para não inibir a ação de expansão anterior da pré-maxila, como efeito do AEB.
No arco inferior o arco base mantém o espaço livre de Nance para as trocas.
A vantagem de utilizar o arco base associado AEB ortopédico é no sentido de ocorrer o chamado efeito de reação inversa do arco base, mudando e abaixando o plano oclusal, favorecendo a rotação para anterior da mandíbula.
É um recurso mecânico muito utilizado na Terapia Ortodôntica Bioprogressiva de Ricketts, que controla a erupção do molar inferior e leva o plano oclusal abaixo do ponto cefalometrico xi nos pacientes em crescimento.
Maiores informações sobre a Ortodontia Bioprogressiva de Ricketts acesse:www.cursodeortodontia.com
ORTODONTIA BIOPROGRESSIVA DE RICKETTS
Crie seu perfil para interagir com Dr. Carlos e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.