Cristhiane Amaral Tel: 3903-0612
Presidente Prudente, SP
Evaluation of expectations and feelings of students in dentistry to care for patients with special needs.
Resumo
Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o que os alunos de Odontologia sentem ao atenderem os pacientes com necessidades especiais; conhecer o comportamento do graduando frente a essas pessoas; e verificar o que poderia ser feito para minimizar as situações negativas no atendimento desses pacientes. Métodos: Para a realização desta pesquisa foi utilizado um questionário estruturado específico, dirigido a 100 graduandos sorteados do 3º ao 8º termo da Faculdade de Odontologia da Unoeste, que já haviam tido contato com pacientes especiais. Os alunos não precisavam se identificar no formulário. Resultados: Os sentimentos negativos mais comuns entre os alunos foram: a insegurança (29%) e a dificuldade em atender o paciente (25%), e os positivos, necessidade de cuidar com amor (31%) e a responsabilidade (30%). As reações comportamentais desfavoráveis mais encontradas foram o medo (36%) e a tristeza (25%), e as favoráveis foram o carinho(25%) e a proteção (25%). Para 54% dos alunos, atender estes pacientes é uma vocação, 70% dos alunos não têm certeza ou nunca fariam esta especialidade. Conclusão: Os sentimentos dos alunos se apresentaram ambivalentes. Para minimizar as situações negativas no atendimento dos pacientes com necessidades especiais é aconselhável que existam, além da disciplina, estágios de vivência e atuação multidisciplinares. As emoções dos alunos deveriam ser compartilhadas, pois a elaboração de sentimentos orienta atitudes, ações e reações, levando a um ganho maior de autoconfiança durante o atendimento desses pacientes.
Palavras-chave: Emoções. Estudante de Odontologia. Pessoas com Necessidades Especiais
Professora da Universidade do oeste Paulista - Unoeste
Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais não é somente benevolência, é ciência.
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