Dr. Cássio Gadelha Martins
João Pessoa, PB
Cássio Gadelha MARTINS, Flávia Maria Nassar de VASCONCELOS, Andreza Cristina de Lima Targino MASSONI
A cárie dentária é considerada um problema de Saúde Pública devido ao seu impacto na qualidade de vida das pessoas. Esta pode ter o seu avanço limitado se detectada e tratada precocemente. Neste contexto, se faz necessário o uso de agentes capazes de controlar o processo até que a lesão possa receber um tratamento restaurador convencional.Um dos agentes de controle da cárie que tem se mostrado eficaz na redução de sua incidência é o Diamino Fluoreto de Prata (DFP). Assim, este estudo tem como objetivo, discorrer sobre a aplicação do DFP como estratégia de controle da cárie dentária na Saúde Pública. Para tanto, foi realizada uma Revisão da Literatura nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BBO. Utilizaram-se como descritores: FLUORETOS, CÁRIE DENTÁRIA, PREVEÇÃO DE DOENÇAS, SAÚDE PÚBLICA e como termos: Diamino Fluoreto de Prata, Prevenção e Controle.
Verificou-se que o DFP apresentou, pelas suas propriedades preventivas e cariostáticas, um desempenho clínico satisfatório, sendo ainda considerado um método eficiente, devido à boa relação custo-benefício e eficaz, pelo impacto verificado quanto à redução da progressão e da incidência de cárie dentária. Diante dos dados observados, pôde-se concluir que o Diamino Fluoreto de Prata surge como uma opção viável de controle da cárie dentária nos serviços públicos de saúde, principalmente quando as condições de tratamento são limitadas. Todavia, é necessária uma maior divulgação da técnica e estímulo de sua utilização pelos profissionais engajados nos serviços de saúde.
Início do uso do DFP: Década de 70 no Japão - se especulou sobre o efeito protetor do “Ohaguro” nos dentes de mulheres comprometidas e identificadas por esta substância escura (Ditterich et al, 2006).
Mecanismo de ação do DFP: Efeito antibacteriano do nitrato de prata + efeito do fluoreto no processo de desmineralização (Rocha et al, 1999).
Propriedades do DFP que o caracteriza como Cariostático:
1. Torna o esmalte mais resistente à desmineralização,
2. Diminui a produção ácida dos microorganismos na dentina cariada,
3.Reduzir a população de Streptococcus mutans,
4.Obliterar os canalículos dentinários
Indicação do DFP: Principalmente paralisação de lesões de cárie rampante em crianças nos primeiros anos de vida (Ditterich et al., 2006).
Técnica de Aplicação do DFP:
1. Profilaxia;
2. Remoção da dentina amolecida com curetas;
3. Lavagem e secagem;
4. Proteção dos tecidos moles com vaselina ou manteiga de cacau;
5. Isolamento relativo e secagem do campo operatório;
6. Aplicação com bolinha de algodão ou haste flexível umedecida, por 3 minutos.
Conclusão:
O uso do DFP é recomendado para a Saúde Pública, devido à sua eficácia em interromper a cárie e por não requerer infra-estrutura e materiais caros, podendo ser utilizado em locais onde o acesso ao tratamento convencional é precário.
Assim, a sua aplicação pode ser considerada uma estratégia adequada à manutenção da saúde bucal das populações de baixa renda, oferecendo uma terapêutica resolutiva, de qualidade e acessível ao paciente dentro de seu contexto social.
ANDRADE, K. C. G. E.; MACIEL, S. M.; GUEDES PINTO, A. C.; JAEGER, R. G. Reações da dentina cariada após aplicação do Diamino fluoreto de prata a 10%: estudo através de microscópio eletrônico de varredura. RBO, v. 49, n. 6, p. 31-36, 1992.
BIJELLA, M.F.T.B ; BIJELLA, V.T. ; SILVA, M.S.M.B ; LOPES, E.S. Avaliação da aplicação clínica do diamino-fluoreto de prata a 12% (Bioride) na dentição decídua e seu efeito na incidência de cárie em primeiros molares permanentes.
Paulista de Odontologia, v.13, n.5, p. 28-35, 1991.
Dr. Cássio Gadelha, Odontólogo atua na Clínica Gadelha em João Pessoa, PB. É especialista em Ortodontia e Ortopedia facial. Atua desde 2014 na área de Harmonização Facial,... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dr. Cássio e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.