Dr. Bruno Chagas de Brito da Silva
Rio de Janeiro, RJ
Paciente do gênero masculino, 30 anos de idade, procurou o consultório particular após sinais clínicos de infecção de origem odontogênica com evolução de 8 dias. O mesmo apresentou-se com celulite facial em região esquerda e relatou que sofrera com odontalgia 5 dias antes dos sinais da infecção aparecerem e citou que no primeiro dia de edema em face foi à uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) , onde fora prescrito Amoxicilina e Nimesulida , e que mesmo após 3 dias da terapia medicamentosa prescrita ,os sinais da infecção continuaram a evoluir , lhe causando trismo e dificuldade de deglutição. Ao exame intra-oral, pôde-se observar que se tratava de pericoronarite do elemento dentário 38. A conduta de escolha foi interná-lo o mais rápido possível para que pudesse ser realizado a antibioticoterapia venoza com Clavulin 1g em ambiente hospitalar , hidratação , dieta hipercalórica, higiene oral, tc de face e cervical e acompanhamento dos sinais vitais ,além dos cuidados gerais que o mesmo necessitára para a melhora do quadro.
Após 1 semana de evolução em ambiente hospitalar , foi observado drenagem espontânea por via intra-oral , e consequente melhora do quadro , porém , ainda sem condições de alta . O paciente foi submetido por mais 5 dias de internação até que fosse obtido o resultado do quadro esperado para a remoção da causa, no caso em questão, a remoção cirúrgica do elemento dentário 38.
Profissional atuando na área de Cirurgia Maxilofacial com residencia em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial no Hospital Federal de Bonsucesso-RJ, mini residência de... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dr. Bruno e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.