Dra. Bethania Ferrari
Cuiabá, MT
Este artigo retrata, em linguagem informal, alguns métodos utilizados para a detecção de doença cárie.
Exame de Inspeção Visual
Como o nome diz, é utilizado pelo cirurgião- dentista (CD) para a detecção de lesões de cárie, através da inspeção visual. Pode ser auxiliado através de lentes de aumentos (lupas). É feito através de superfície limpa, seca e bem iluminada o que só é possível no ambiente do consultório odontológico. Pois o primeiro sinal clínico da doença cárie é a lesão de mancha branca (em atividade ou inatividade) e podem passar despercebidas se o CD não observar as necessidades para a realização deste exame.
Exame Tátil
Este exame é quando o CD desliza a sonda pela superfície do dente, observando mudanças na lisura e possíveis cavidades, deve ser indicado e realizado com muito cuidado.
Exame Radiográfico
O exame radiográfico é um importante auxiliar no diagnóstico de cárie e uma importante ferramenta que o CD pode lançar mão para tomar a decisão de intervir ou não, restaurando o dente. É um método muito específico. Porém não avalia se a doença cárie esta em atividade ou não (que é muito importante no tratamento individualizado). Além de subestimar a profundidade das lesões.
Transiluminação com Fibra Ótica e Laser de diodo
São aparelhos auxiliares no diagnóstico da doença porém, em estudos ¹ ² apresentaram muitos resultados falso-positivos, ou seja, diagnosticavam lesões de cárie onde não existem.
1 - Côrtes, D. F. Validação in vivo do diagnóstico de lesões de cárie oclusal e proximal em dentes posteriores por meio de exame clínico, transiluminação por fibra ótica (FOTI) e radiografia interproximal. 1998. 174 p. Tese (Doutorado).
2 - Granville-Garcia AF, Araújo FB, Tovo MF. Estudo dos métodos visual, radiográfico interproximal e a laser no diagnóstico de cárie. Rev. APCD, 2000; 54: 384-389.
Atendimento odontológico integral de bebês, crianças e adolescentes.
Especialista em Odontopediatria. Pós Graduação em Ortopedia Funcional dos Maxiliares. Cursando... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dra. Bethania e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.