Alexandre Augusto Ferreira da Silva
São Paulo, SP
A cirurgia ortognática para tratamento do sorriso gengival é uma modalidade de tratamento que consiste em tornar o sorriso mais harmônico e natural. Na grande maioria dos casos, o sorriso gengival é uma consequência de uma deformidade dentofacial caracterizada pelo que chamamos de “Face Longa”. Neste tipo de deformidade facial, a maxila se apresenta alongada no sentido vertical, fazendo que ocorra uma exposição exagerada dos dentes quando a pessoa esta com os lábios completamente relaxados e, quando a pessoa sorri de forma espontânea, ocorre uma exposição acentuada da gengiva. Dificuldade em selar os lábios ou encostar o lábio superior no inferior de forma natural e sem esforço exagerado é uma outra queixa bastante frequente entre os pacientes.
Para tornarmos a face e o sorriso mais agradável e harmônico a cirurgia ortognática consegue diminuir a altura da maxila, uma vez que o problema, na grande maioria dos casos, é ósseo. Não são os lábios que são curtos, portanto, a simples correção da deformidade óssea proporciona o equilíbrio facial entre lábios e dentes no repouso e também no sorriso.
Os resultados estéticos com a cirurgia podem ser simulados previamente e uma melhora da respiração pelo nariz após este tratamento é frequentemente relatado pelos pacientes. A ortodontia, como em qualquer tratamento para deformidades dentofaciais, é de fundamental importância, antes e depois da cirurgia.
Para maiores informações ou deixar um comentário sobre este ou outros assuntos acesse:
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas / UNIFAL-MG. Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital Central da Irmandade da... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Alexandre e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.