Dr. Maurício Spillere Santos
Criciúma, SC
Paciente, 25 anos, sexo feminino, procurou a Clínica Odontológica M &M Dentalli com as sequintes queixas: descontentamento com a estética, vergonha ao sorrir e medo de aparecer nas fotos. Com o avanço da tecnologia na área odontológica e modernização da humanidade, a estética vem sendo prioridade no cotidiano da população que almeja atendimento especializado. O objetivo deste caso clínico é apresentar um trabalho, cujo tema a ser relatado é um distúrbio dental, com envolvimento de esmalte, denominado como amelogênese imperfeita, utilizando como terapêutica reabilitadora restaurações diretas com resina composta. O tratamento e prognóstico são altamente variáveis e referem-se ao grau de envolvimento de esmalte. Apesar da existência de inúmeros tratamentos, que vão desde as coroas totais (fundidas, metalo-cerâmica, total metálica), até a exodontia de todos os dentes para confecção de próteses totais, o uso de adesivos e resinas compostas para o tratamento da amelogênese imperfeita; foi a terapêutica de escolha devido ao número reduzido de consultas proporcionando maior rapidez para conclusão deste caso.
A amelogênese imperfeita é uma alteração que acomete esmalte e dentina, em uma ou ambas as dentições, acarretando problemas estéticos e sensibilidade, o que pode interferir na auto-estima dos pacientes. A utilização de resina composta na restauração dos elementos dentários envolvidos apresenta-se como uma opção de tratamento fácil, de baixo custo e bons resultados clínicos, permitindo ao paciente o retorno à alegria de sorrir.
SEABRA B. G. M, MACHADO C. T, SEABRA F. R. G, CORREIA L. S, LACERDA R. O. Amelogênese Imperfeita, 2004.
O sorriso é o traço mais marcante da nossa fisionomia. Por meio dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade. Já a boa saúde bucal é essencial para a qualidade de... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dr. Maurício e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.