O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico em que realizou-se a reabilitação estética com lentes de contato em um paciente jovem, envolvendo a Periodontia e a Dentística Restauradora. O tratamento consistiu no enceramento diagnóstico seguido de aumento de coroa clínica e finalização restauradora com facetas em cerâmica. Após o tratamento, restabeleceu-se a função mastigatória e a harmonia do sorriso com eficiência.
Palavras-chave: Dentística operatória, Periodontia, Aumento de coroa clínica, facetas, cerâmica.
Frederico dos Reis Goyatá (http://www.ident.com.br/Fredgoyata)
Fabiano Vieira de Landa
Diante da intensa busca dos profissionais da Odontologia em alcançar melhor estética nos tratamentos restauradores, é fundamental que se estabeleça a harmonia entre tecido gengival, anatomia dental e a estética facial nos procedimentos clínicos. É comum na prática clínica, principalmente, em procedimentos restauradores indiretos, a necessidade de se realizar uma correção prévia do contorno e da anatomia gengival a fim de melhorar o resultado final. (1,2)
A estética do sorriso depende de diversos fatores, dentre eles, o contorno facial, a cor, textura e a forma dos dentes e além destes acrescentam-se a arquitetura e a anatomia do tecido gengival aparente. Da mesma maneira, os aspectos faciais que envolvem a linha média, as linhas interpupilar e inter comissural devem ser avaliadas. Avaliar a proporção entre a forma e o tamanho dos dentes com relação aos lábios bem como o grau de exposição dos dentes superiores quando o paciente está em repouso facial ou sorrindo são importantes para guiar o planejamento e se atingir a harmonia dos dentes com os componentes faciais.(2,3)
A proporção entre o tamanho dos arcos dentais, a forma e o tamanho dos lábios e dos dentes em exposição durante o sorriso são fundamentais para se obter excelência no tratamento restaurador estético.
O contorno gengival é um aspecto de extrema importância no que diz respeito a buscar ou manter um sorriso harmonioso. Este recontornamento da gengiva acompanha a conformação do colo dos dentes e do tecido ósseo subjacente, preenchendo as ameias cervicais, bem como o zênite da margem gengival, que é a porção mais apical da margem gengival e que confere um aspecto de naturalidade aos dentes anteriores.(3,4)
É válido, do mesmo modo, considerar a relação comprimento/largura dos dentes. Idealmente, os dentes devem acompanhar uma relação de tamanho em proporção geométrica, quando se analisa num aspecto cérvico-incisal, à medida que avançam para distal, o que foi descrito nas regras de Proporção Áurea. Em termos, cada dente deveria mostrar aproximadamente 60% do tamanho daquele imediatamente anterior a ele. (5-7)
As cerâmicas têm sido muito utilizadas na Odontologia restauradora em virtude de promover uma melhor estética mais duradoura quando comparadas às resinas compostas principalmente por conservar a textura, a cor e o brilho em longo prazo.4 As cerâmicas feldspáticas possuem excelentes características estéticas e biomecânicas e podem ser indicadas para a confecção das facetas laminadas e aplicação em copping de alumina ou zircônia para as coroas totais.(8)
Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico, em que propôs-se a integração entre a Periodontia e a Dentística Restauradora demonstrando as etapas clínicas que envolveram o planejamento e a execução da cirurgia de aumento de coroa clínica e o fechamento dos diastemas dentais nos dentes superiores de segundo pré molar a segundo pré molar com facetas em cerâmica.
Relato de Caso Clínico
Paciente do gênero masculino, 26 anos, compareceu à Clínica do Curso de Atualização em Odontologia Estética, no CIALF, Alfenas-MG, insatisfeito com a estética do seu sorriso. (Figuras 1 e 2)
Ao exame clínico e radiográfico inicial observou-se aspectos de normalidade nos tecidos dentário, pulpar e saúde periodontal.
Realizou-se a moldagem dos arcos superior e inferior com alginato (Ezact Chrome, Vigodent, Brasil) para a confecção de modelos de estudo. Após montagem dos modelos em articulador, foi observado que haveria a necessidade da realização de uma gengivectomia seguida de osteotomia, para posteriormente, serem feitas as facetas laminadas com o objetivo de fechar os diastemas e restabelecer a proporção largura/altura dos dentes e a relação com os lábios proporcionando um aspecto mais agradável. Sendo assim, os modelos foram enviados ao técnico em prótese dentária (TPD) para a realização do enceramento diagnóstico. (Figura 3)
Foram realizadas facetas em cerâmica feldspática, do tipo “ Lente de Contato nos dentes anteriores superiores do 13 ao 23. Para tanto foi utilizado uma Silicone de Adição na técnica da moldagem simultânea (Flexitime- Hereus Kulzer) (Figuras 4 e 5). Após a obtenção da estética dos seis dentes anteriores, o paciente manifestou o desejo de confeccionar lentes de contato nos dentes posteriores superiores.
Após um novo enceramento diagnóstico, foi verificado a necessidade de cirurgia periodontal (gengivectomia) nos dentes posteriores a fim de restabelecer o corredor bucal e ganhar profundidade em estética do sorriso (Figuras 5a, 5b e 6 e 6a)
Findados noventa dias, realizou-se o molde do arco superior com silicone de adição (Flexitime- Hereus Kulzer) pela técnica simultânea com a utilização de um fio afastador 000 (Ultrapack, Ultradent, USA) (Figuras 7 a 18). Nesta etapa, foi possível verificar a qualidade do molde utilizando-se uma Silicone de Adição de alta qualidade e fidelidade de moldagem. A seguir foi realizado o vazamento do modelo de gesso e troquelização para a confecção das facetas ( Figuras 19 e 20)
Na sessão seguinte, foi realizada a prova das facetas com pasta Try-in na cor selecionada para o cimento resinoso (All Cem Veener, FGM).
Após sete dias, foi observado harmonia entre os laminados cerâmicos e os tecidos periodontais. (Figuras 21 e 22).
Linha Flexitime
A opção clínica pelo aumento de coroa clínica seguido pelas lentes de contato em cerâmica foi a alternativa mais viável para esse caso já que anteriormente o paciente relatou que outras alternativas restauradoras foram utilizadas sem sucesso.
Utilizar de materiais de moldagem como a Silicone de Adição anteriormente descrita, permite o vazamento de vários modelos de trabalho e excepcional troquelização, possibilitando perfeita adaptação dos laminados ao remanescente dental.
O paciente ficou satisfeito com o resultado estético e funcional proporcionado pela conduta terapêutica.
Zanetti GR, Brandão RCB, Zanetti LSD, Castro GC, Filho FFB. Integração orto-perio-prótese para correção de assimetria gengival- relato de caso. R Dental Press Estét. 2007;4(4):50-60.
Gresnigt M, Ozcan M. Esthetic rehabilitation os anterior teeth with porcelain laminates and section veneers. J Can Dent Assoc. 2011;77:143.
Horvath S, Schulz CP. Minimally incrisive restoration of a maxillary with a partial veneer. Eur J Esthet Dent. 2012;7(1):6-16.
Confiabilidade conhecida em um novo visual: Mesmo com um novo visual e logo, Kulzer continua a ser um parceiro confiável para todos os profissionais do mercado odontológico -... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Kulzer e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.