A busca por padrões estéticos aceitáveis, e a supervalorização de formas e contornos, tem levado a odontologia restauradora e protética a procura de uma adequada relação altura e dimensões1,2,3,4. Com base nessa necessidade os autores propuseram a mostrar um caso clínico baseado na anatomia dental com bordas incisais utilizando a resina composta Charisma Diamond cor A2.
A paciente da clínica da faculdade de odontologia UNIP-GO, apresentava-se os dentes anteriores policromáticos com fraturas incisais nos dentes anteriores especificamente incisivos centrais e laterais esquerdo e direito. (dentes 12;11;21;22) e leve desnível na face mesial do dente 11.
Anteriormente foi feito avaliação ortodôntica para checar o fechamento de mordida e a oclusão antes da montagem do planejamento estético. Foi feito a montagem da ficha clinica, anamnese com TCLE e planejamento estético seguindo passos fundamentais para estabelecimento da técnica restauradora:
A lei de proporção áurea onde pitágoras determinou uma proporção numérica, na qual a relação 1/1,618=0,618 era conhecida como bela e divina. Essa proporção foi mencionada pela primeira vez por lombardi(1973), onde ele descreve que olhada de frente a largura do incisivo central está em proporção áurea com o incisivo lateral e este por sua vez esta em proporção com a parte visível do canino. Sabe-se que a proporção áurea pode ser aplicada para valores estéticos, já que são reconhecidas como no campo do senso harmônico.4,5
Obs: A resina Charisma Diamond apresentou como características clínicas: Facilidade de uso tanto na aplicabilidade quanto na cor. Em relação a cor, esta resina apresenta várias opções de cores que propõem uma estética bastante satisfatório clinicamente associado com a otimização do tempo clínico.
Prof.Dr. Rogério Vieira Reges
Veja onde comprar:
Confiabilidade conhecida em um novo visual: Mesmo com um novo visual e logo, Kulzer continua a ser um parceiro confiável para todos os profissionais do mercado odontológico -... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Kulzer e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.