Dra. Gabriela Alves Pinto
Recife, PE
Paciente do gênero feminino, 49 anos, melanoderma, hipertensa, queixou-se do surgimento de um "caroço" na boca de crescimento lento e assintomático.
Ao exame físico intra-bucal observou-se expansão de cortical óssea interna em região anterior de mandíbula e posterior de maxila, sem alteração de coloração da mucosa adjacente.
O exame de imagem revelou áreas radiopacas intra-ósseas multilobuladas e multiloculadas de limites mal definidos, com halo radiolúcido circundante às lesões, e, também, associada à raiz da unidade 3.6, uma lesão radiolúcida oval, com limites escleróticos.
Suspeita diagnóstica: Displasia Cemento-Óssea Florida.
A cirurgia de biópsia incisional foi indicada para ratificar o diagnóstico.
No trans-operatório, após o descolamento da mucosa inserida, foi removido o tecido ósseo aparentemente sadio superficial expondo um osso atípico de coloração amarelada, forma irregular e consistência dura. A sutura interrompida simples foi feita com fio de nylon 4-0.
O laudo anatomopatológico confirmou o diagnóstico de DCOF: As secções histológicas exibem fragmentos de tecido ósseo entremeado por tecido conjuntivo. Em áreas focais, deposição de material calcificado de aspecto cementóide.
Passado um ano da primeira cirurgia, a paciente retornou à clinica com queixa de maior expansão da cortical ântero-inferior por lingual, causando dor leve, dificuldade de fala e estética desagradável. Por tanto, foi indicado um segundo tempo cirúrgico para osteoplastia desta região por motivos estéticos e funcionais.
O laudo histológico confimou o diagnóstico anterior: As secções histológicas exibem fragmento de tecido ósseo trabecular espesso com estrutura curvilínea, entremeado por tecido conjuntivo fibroso e partículas semelhantes ao cemento.
A paciente continua sendo acompanhada para controle clínico e imaginológico.
Aperfeiçoamento em Implantodontia pela ABO - PE, 2011
Internato em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial pela UFBA, 2010
Curso de Extensão em Cirurgia Bucal pela UNIME,... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dra. Gabriela e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.