Dr. Rodrigo Vosiacki Rossi
Piracicaba, SP
Caso clínico executado em sessão única. A paciente apresentava uma suspeita de câncer na mandíbula. Necessário a realização dos tratamentos endodônticos nos dentes que circundavam as regiões radiolúcidas, pois os mesmos encontravam-se sem resposta pulpar (necrosados). Caso não fossem tratados, após a cirurgia de remoção do tumor, a paciente corria o risco de um processo inflamatório exacerbado na região devido ao tecido necrótico presente nos condutos radiculares. O tratamento foi realizado numa quarta feira, sendo que a cirurgia para remoção da massa tumoral para posterior biópsia foi feita na sexta feira no Hospital Sírio Libanês. Felizmente não tratava-se de um tumor maligno, mas sim de um Fibroma Ossificante. Segue as fotos do tratamento endodôntico , tomografia, panorâmica e cirurgia.
Os condutos foram preparados com sistema rotatório VDW . Foi usada uma sequência selecionada por mim de limas Hero. Irrigação com Clorexidina e soro fisiológico. Todos os dentes tiveram sua patência realizada com localizador apical e ampliação foraminal. O cimento utilizado foi o Endomethasone.
Obs: Nas imagens panorâmicas iniciais podemos observar alguns condutos preenchidos com algum tipo de material. Antes da paciente chegar ao meu consultório, ela estava passando em uma Endodontista a qual fazia trocas de curativo a aproximadamente 3 meses esperando a regressão da "lesão". Desconsiderando a falha no diagnóstico, sabe-se que em uma lesão endodôntica não é necessário trocas de curativo para regressão, mas sim a remoção de substrato e/ou tecido necrótico (non-self) que possa existir dentro do conduto radicular seguido de uma obturação e restauração tridimensional e hermética.
A cirurgia de remoção do tumor e a colocação da barra para reforço mandibular foi realizada pela Dra. Ana Flávia Melo e equipe no Hospital Sírio Libanês.
Caso realizado em 2010. Atualmente a paciente encontra-se muito bem e totalmente recuperada.
Contato: www.institutobvodonto.com.br
Micorscopia Operatóra - Endodontia Avançada em Sessão Única
Crie seu perfil para interagir com Dr. Rodrigo e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.