Dr. Alexandre Ximenes
Brasília, DF
A endodontia moderna segue princípios básicos fundamentados em pesquisas cientificas bem estruturadas tentando sempre encontrar técnicas e instrumentos ideais para a melhor obturação do conduto radicular. As técnicas que utilizam sistema rotatório como a técnica hibrida de tagger e a técnica do cone único são técnicas atuais e que buscam a melhoria e a qualidade de vedação dos condutos. A obturação pela técnica hibrida de tagger e o de cone único são realizadas a partir da técnica de condensação vertical da guta-percha desenvolvida como uma variedade de técnicas de obturação que empregam a guta percha termoplastificada e a guta percha ``pré – fabricada´´ que é industrializada na mesma medida da lima final utilizada.
A técnica hibrida de tagger consistiu na associação da técnica da condensação lateral convencional (para o terço apical) com a técnica de McSpadden (para as porções média e cervical do conduto). Esta técnica tem a vantagem apresentar um bom vedamento apical, evitando o extravasamento de material quando se está usando o termo- compactador o que favorece a correção de falhas de adaptação do cone principal de guta-percha e falhas de condensação lateral na região apical além de uma rápida e fácil execução
No que tange à obturação pela técnica de cone único a guta-percha principal e industrializada com variações também em sua conicidade especifica (copiando a conicidade dos instrumentos de níquel e titânio) e só poderá ser utilizada em condutos que foram instrumentados com a técnica em que se é utilizado o protaper para que no momento da obturação o cirurgião dentista utilize apenas um cone de guta-percha principal por canal não sendo necessário a realização da condensação lateral ( colocação de vários cones de guta-percha auxiliares em torno do cone de guta-percha principal ) facilitando e diminuindo o tempo da fase da obturação. permitindo assim um tratamento rápido e seguro, possibilitando a manutenção do trajeto original dos canais radiculares.
Este estudo teve como objetivo avaliar a infiltração de corante de azul de metileno em 20 dentes sendo 10 obturados por ambas as técnicas e passando pelo processo de diafanização que é de fácil realização e permite a visualização tridimensional dos elementos obturados por ambas as técnicas. A técnica de diafanização permitiu a avaliação da eficiência da obturação pela técnica hibrida de Tagger e de cone único em relação à quantidade de penetração apical pelo corante de azul de metileno. Conclui se que ambas as técnicas: técnica hibrida de Tagger e a técnica de cone único foram capazes de impedir de forma satisfatória a penetração por corante de azul de metileno na região apical, onde a técnica que apresentou um melhor resultado perante o teste realizado foi a técnica hibrida de Tagger, apesar de não representar a principio uma relevante superioridade.
Caso queiram o artigo completo, me avisem que eu mando por e-mail: sdk_alexandre@hotmail.com
``Está chegando o dia , e talvez vocês ainda o presenciem em vida, em que nossa tarefa fundamental será a odontologia preventiva, mais que a conservadora. Quando estivermos... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Dr. Alexandre e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.